A PERFORMANCE NEGRA DE VICTORIA SANTA CRUZ: ESCREVIVÊNCIA E FEMINISMO NEGRO
Rafaela Francisco de Jesus
Jesus, Rafaela Francisco de
Renata de Lima Silva
Silva, Renata de Lima
27/08/2022
38-49
3
A performance da artista afro-peruana Victoria Santa Cruz é discutida nesse estudo a partir do olhar de uma artista da dança engajada com uma perspectiva negra e feminista. Assim, a noção escrevivência, desenvolvida pela escritora brasileira Conceição Evaristo é utilizada como estímulo pelo qual a escrita é vivida e dançada, perpassando pelas questões inerentes ao corpo da mulher negra em seu ato de (r)existir. Além de discutir a trajetória e produção de Victoria Santa Cruz como performance negra, problematizando esse conceito, pretende-se desenvolver diálogos com mulheres negras a respeito de Victoria Santa Cruz, utilizando a linguagem da carta e a própria dança como recurso discursivo e poético. Deste modo, alimentando-se de uma escrita que busca a representatividade feminina e negra permitida pela escrevivência desenvolve-se uma teia de sentidos e afetos em torno da performance negra de Victoria Santa Cruz e o seu pensamento filosófico que deu base para a existência do teatro e as danças negras no Peru. Victoria Santa Cruz se faz presente neste estudo como pilar ancestral e filosófico que hora é o destino e hora ponto de partida para a criação de cartas escrevividas.
Performance Negra, Victória Santa Cruz, Escrevivência, Feminismo Negro.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.