A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 220207632
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Título

A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Joelma Fátima Castro

    Castro, Joelma Fátima

  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

    Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo

DOI
10.37885/220207632
Publicado em

31/03/2022

Páginas

638-643

Capítulo

50

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir como se desenvolve a percepção matemática na Educação Infantil tendo bem claro o que e para que ensinar. O trabalho com a percepção matemática permite que a criança explore diferentes campos dessa ciência: espacial topológico, numérico e de medida reconhecendo a presença desses em situações cotidianas. Todavia, percebemos que as ações de ensino realizadas na escola, muitas vezes se voltam apenas a números e contagem. Diante da necessidade de ressignificar esse ensino, por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos conceituar, em artigos e livros, o que é percepção matemática e sua importância no processo de desenvolvimento infantil. Tendo como princípios os pressupostos da Teoria Histórico- Cultural, explicamos o conceito de percepção Matemática e apontamos algumas possibilidades de potencializar de forma planejada e intencional o desenvolvimento dessa função mental. Concluímos que a percepção não é uma função psicológica pronta e acabada, ela vai se aperfeiçoando com a idade e o desenvolvimento mental, por meio de experiências e ações didáticas organizadas na escola. Esperamos instigar o professor a adotar princípios e recursos que motivem o aluno a pensar, questionar e relacionar o conhecimento científico com suas diferentes áreas, contextos e regularidades, com direção a verdadeira formação humana, tarefa essencial da escola.

Palavras-chave

Percepção Matemática, Educação Infantil, Organização do Ensino.

Autor(a) Correspondente
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