A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES FRENTE AO BULLYING DE UMA ESCOLA PÚBLICO DA CIDADE DE MONTES CLAROS

Code: 221111119
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Título

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES FRENTE AO BULLYING DE UMA ESCOLA PÚBLICO DA CIDADE DE MONTES CLAROS

Autores(as):
  • João Vitor Nunes Lopes

    Lopes, João Vitor Nunes

  • Débora Thalita Dias Lima

    Lima, Débora Thalita Dias

  • Juliane Lôpo Silva

    Silva, Juliane Lôpo

  • Gabrielle Ferreira Silva

    Silva, Gabrielle Ferreira

  • Fredson Danilo Silva

    Silva, Fredson Danilo

  • Vinicius Dias Rodrigues

    Rodrigues, Vinicius Dias

DOI
10.37885/221111119
Publicado em

29/12/2022

Páginas

24-33

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: estudo tem como objetivo analisar a presença do bullying no espaço escolar. Procurando identificar as causas e consequências do bullying na escola e discutir o papel professor frente às situações de bullying na sala de aula. Métodos: Trata se de um estudo descritivo, qualitativo. O método etnográfico realizou o trabalho de campo com observação e entrevista. O estudo foi composto por 20 professores de alunos com idade entre 14 e 16 anos, matriculados no 1° ano do ensino médio de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Montes Claros, MG. Os Critérios de inclusão foram: concordar em participar do estudo, pertencer à faixa etária de 25 a 40 anos de ambos os sexos e ser professor na escola escolhida. Os dados foram coletados durante os meses de agosto e novembro de 2015, após assinatura do TCLE e por meio de entrevista, observação do grupo focal e registrada em um diário de campo e pela equipe da pesquisa. Os procedimentos foram aprovados pelo (CAAE: 47173615.7.0000.5141). Resultados: Como resultado três temáticas centrais foram apresentadas na dinâmica do grupo focal. Os principais achados foram 1) Bullying é o preconceito 2) Bullying é o racismo 3) A escola é o enfretamento do bullying. Conclusão: A partir dos discursos dos autores e colaborantes dessa investigação os comportamentos decorrentes do bulliyng evidenciados podem colocar em risco principalmente a saúde mental e física dos adolescentes.

Palavras-chave

Bullying, Professores, Escolas, Alunos.

Autor(a) Correspondente
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