A PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES INFORMAIS/FAMILIARES SOBRE A PROGRESSÃO E PRINCIPAIS IMPACTOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER DURANTE OS CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO COM O IDOSO.

Code: 220709533
7
3
Título

A PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES INFORMAIS/FAMILIARES SOBRE A PROGRESSÃO E PRINCIPAIS IMPACTOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER DURANTE OS CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO COM O IDOSO.

Autores(as):
  • Livia Maria Stefanan

    Stefanan, Livia Maria

  • Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma

    Palma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar

DOI
10.37885/220709533
Publicado em

30/08/2022

Páginas

26-34

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: Compreender, a partir da perspectiva do cuidador informal/familiar, como foi a progressão da Doença de Alzheimer desde o diagnóstico até os Cuidados de Longa Duração e quais as principais impactos no cotidiano do idoso após iniciar esse cuidado. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem mista, realizado com cuidadores informais/familiares de idosos com a Doença de Alzheimer que passavam por Cuidados de Longa Duração. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada elaborada pelas autoras sobre os aspectos pertinentes ao estudo. A análise dos dados foi feita estatisticamente na parte quantitativa e análise de conteúdo para os dados qualitativos. A pesquisa respeitou os aspectos éticos e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número CAAE 32777020.0.0000.5346. Resultados: A pesquisa contou com a participação de 12 cuidadores, cujos idosos tinham média de idade de 79,05 anos e estavam em média de 4,83 anos em regime de cuidados prolongados. Os cuidadores perceberam que a progressão da doença após iniciarem os cuidados foi lenta, mas que alguns aspectos colaboraram para a sua aceleração. Além disso, os principais impactos no cotidiano dos idosos após os cuidados se referem as atividade de vida diária. Conclusão: Analisar a progressão da doença de alzheimer durante um período prolongado de cuidados e os principais impactos no cotidiano são fundamentais para conhecer e inserir técnicas e medidas de manejo com o idoso e também apoio ao familiar cuidador.

Palavras-chave

Idosos, Cuidadores, Doença de Alzheimer, Assistência de Longa Duração.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.