A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Mikaella Santos Tardelli
Tardelli, Mikaella Santos
Bárbara Lorrane Helmer Cabral
Cabral, Bárbara Lorrane Helmer
Celena Vitória Pimentel Carréra Silva
Silva, Celena Vitória Pimentel Carréra
Raéllyda Sá Mendes
Mendes, Raéllyda Sá
04/01/2021
101-125
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O objetivo do presente trabalho é analisar o nível de compreensão dos acadêmicos de pedagogia em relação às suas possibilidades de atuação profissional em ambiente não escolar. Neste sentido, é sabido que o profissional dessa área possui inúmeras possibilidades de exercício de suas atividades laborais, contudo, por ocasião de um estereótipo que foi sendo criado ao longo dos anos, o qual tende a vincular o pedagogo restritivamente à trabalhos realizados em instituições educacionais, pouco se conhece a respeito desta área tão rica em suas mais distintas formas de atuação. No intuito de melhor atingir o propósito da discussão em evidência, além de investigação teórica de caráter bibliográfico, utilizou-se como metodologia de trabalho uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo que se deu a partir da aplicação, junto à acadêmicos do curso de pedagogia, de 50 questionários. Esta verificação foi realizada de maneira aleatória, voluntária e anônima em uma instituição de ensino superior do município de Castanhal, no mês de outubro de 2019. Constatou-se através da análise dos questionários o baixo conhecimento dos graduandos no que tange às possibilidades de atuação profissional em ambiente não escolar, elevando a inquietação sobre a temática abordada. Observou-se que a maioria dos discentes entrevistados possui conhecimento vago a respeito das oportunidades laborais que se distanciam da área educacional, sobressaltando-se, assim, a necessidade de maiores informações sobre o tema, aumentando a noção sobre a verdadeira dimensão dos seus campos de atuação do pedagogo em ambientes não escolares.
Ambientes não escolares; Atuação profissional; Pedagogia; Possibilidades.
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