A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Code: 201102292
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Título

A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Autores(as):
  • Mikaella Santos Tardelli

    Tardelli, Mikaella Santos

  • Bárbara Lorrane Helmer Cabral

    Cabral, Bárbara Lorrane Helmer

  • Celena Vitória Pimentel Carréra Silva

    Silva, Celena Vitória Pimentel Carréra

  • Raéllyda Sá Mendes

    Mendes, Raéllyda Sá

DOI
10.37885/201102292
Publicado em

04/01/2021

Páginas

101-125

Capítulo

7

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o nível de compreensão dos acadêmicos de pedagogia em relação às suas possibilidades de atuação profissional em ambiente não escolar. Neste sentido, é sabido que o profissional dessa área possui inúmeras possibilidades de exercício de suas atividades laborais, contudo, por ocasião de um estereótipo que foi sendo criado ao longo dos anos, o qual tende a vincular o pedagogo restritivamente à trabalhos realizados em instituições educacionais, pouco se conhece a respeito desta área tão rica em suas mais distintas formas de atuação. No intuito de melhor atingir o propósito da discussão em evidência, além de investigação teórica de caráter bibliográfico, utilizou-se como metodologia de trabalho uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo que se deu a partir da aplicação, junto à acadêmicos do curso de pedagogia, de 50 questionários. Esta verificação foi realizada de maneira aleatória, voluntária e anônima em uma instituição de ensino superior do município de Castanhal, no mês de outubro de 2019. Constatou-se através da análise dos questionários o baixo conhecimento dos graduandos no que tange às possibilidades de atuação profissional em ambiente não escolar, elevando a inquietação sobre a temática abordada. Observou-se que a maioria dos discentes entrevistados possui conhecimento vago a respeito das oportunidades laborais que se distanciam da área educacional, sobressaltando-se, assim, a necessidade de maiores informações sobre o tema, aumentando a noção sobre a verdadeira dimensão dos seus campos de atuação do pedagogo em ambientes não escolares.

Palavras-chave

Ambientes não escolares; Atuação profissional; Pedagogia; Possibilidades.

Autor(a) Correspondente
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