A PERCEPÇÃO DO PACIENTE SURDO SOBRE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Code: 201001814
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Título

A PERCEPÇÃO DO PACIENTE SURDO SOBRE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Autores(as):
  • Priscylla Emanuelle Fernandes Gurjão

    Gurjão, Priscylla Emanuelle Fernandes

  • Maria da Glória Almeida Martins

    Martins, Maria da Glória Almeida

  • Márcio Machado Rodrigues

    Rodrigues, Márcio Machado

DOI
10.37885/201001814
Publicado em

12/11/2020

Páginas

10-20

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: verificar o grau de percepção do indivíduo surdo quanto ao atendimento odontológico na cidade de Fortaleza. Métodos: natureza quantitativa e qualitativa, de caráter transversal e observacional, realizado em três localidades, - no Instituto Cearense de Educação dos Surdos (ICES), na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) sendo o público alvo da pesquisa alunos que estudam ou trabalham nos locais e, na Universidade Federal do Ceará (UFC) com os alunos e professores do curso de graduação em Letras Libras. Para coletar os dados da pesquisa foi utilizado um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas na forma impressa na gramática da língua portuguesa e com tradução simultânea em vídeo para a língua de sinais, precedido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Este trabalho seguiu as normas da Resolução 466/2012, sob o número de protocolo 3.478.220. Resultados: Os resultados apontaram que, para muitos pacientes, a experiência do atendimento odontológico se deu de forma positiva, porém a comunicação com o profissional ficou muito restrita devido ao pouco ou nenhum conhecimento de muitos (89,6%) dentistas sobre a cultura surda e sua forma de comunicação. Conclusão: o atendimento odontológico ainda não se encontra acessível para atender às demandas da comunidade surda, justificando-se pelo fato de que a maioria dos participantes da pesquisa afirmou não ter comunicação em libras com os profissionais o que dificulta a compreensão entre ambas as partes e torna o atendimento menos eficaz e acessível.

Palavras-chave

Perda Auditiva. Odontologia. Comunicação. Serviços de Saúde.

Autor(a) Correspondente
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