A PERCEPÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO MÉTODO DE MODALIDADES NO INSTITUTO FEDERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Code: 210304027
8
4
Título

A PERCEPÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO MÉTODO DE MODALIDADES NO INSTITUTO FEDERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autores(as):
  • Isabelle Maria Braga da Silva

    Silva, Isabelle Maria Braga da

  • Thaís Helena Elery de Alencar

    Alencar, Thaís Helena Elery de

  • Caio Cesar da Silva Araújo

    Araújo, Caio Cesar da Silva

DOI
10.37885/210304027
Publicado em

03/07/2021

Páginas

98-109

Capítulo

7

Resumo

O Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) é composto atualmente por 34 campus, dentre eles o campus Fortaleza, onde a disciplina de Educação Física, diferente de outras instituições que possuem o ensino básico, é ofertada para os alunos do ensino médio através de modalidades. Enquanto em outras escolas a educação física é um trabalho apoiado em diferentes conteúdos teóricos e práticos. Essa diferenciação trouxe o interesse para a presente investigação que é identificar a percepção dos docentes do IFCE sobre essa forma de trabalho. É uma pesquisa de cunho aplicado, descritivo, de campo e qualitativo. Tem como universo amostral os professores de Educação Física que atuam no Ensino Integrado do IFCE durante o ano de 2019.Como instrumento de coleta dos dados foi realizada uma entrevista na qual três questões receberam destaques para apresentar neste trabalho. Utilizou-se para análise dos conteúdos o método desenvolvido por Bardin. Teve como resultados respostas como “foco na formação cidadã dos discentes”, satisfação com os objetivos atingidos, necessidade de reflexão sobre a atuação docente e uma dicotomia de opiniões quanto a uma possível mudança do método adotado pelo campus Fortaleza. Conclui-se que os docentes demonstraram interesse em transformar a disciplina de Educação Física, porém, há uma redução no discurso por estarem tentando atender as demandas do mercado de trabalho e afeta uma das propostas de formar indivíduos crítico-reflexivos.

Palavras-chave

Educação Física. IFCE. Ensino Médio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.