A PERCEPÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO MÉTODO DE MODALIDADES NO INSTITUTO FEDERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Isabelle Maria Braga da Silva
Silva, Isabelle Maria Braga da
Thaís Helena Elery de Alencar
Alencar, Thaís Helena Elery de
Caio Cesar da Silva Araújo
Araújo, Caio Cesar da Silva
03/07/2021
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EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES: PESQUISA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS
O Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) é composto atualmente por 34 campus, dentre eles o campus Fortaleza, onde a disciplina de Educação Física, diferente de outras instituições que possuem o ensino básico, é ofertada para os alunos do ensino médio através de modalidades. Enquanto em outras escolas a educação física é um trabalho apoiado em diferentes conteúdos teóricos e práticos. Essa diferenciação trouxe o interesse para a presente investigação que é identificar a percepção dos docentes do IFCE sobre essa forma de trabalho. É uma pesquisa de cunho aplicado, descritivo, de campo e qualitativo. Tem como universo amostral os professores de Educação Física que atuam no Ensino Integrado do IFCE durante o ano de 2019.Como instrumento de coleta dos dados foi realizada uma entrevista na qual três questões receberam destaques para apresentar neste trabalho. Utilizou-se para análise dos conteúdos o método desenvolvido por Bardin. Teve como resultados respostas como “foco na formação cidadã dos discentes”, satisfação com os objetivos atingidos, necessidade de reflexão sobre a atuação docente e uma dicotomia de opiniões quanto a uma possível mudança do método adotado pelo campus Fortaleza. Conclui-se que os docentes demonstraram interesse em transformar a disciplina de Educação Física, porém, há uma redução no discurso por estarem tentando atender as demandas do mercado de trabalho e afeta uma das propostas de formar indivíduos crítico-reflexivos.
Educação Física. IFCE. Ensino Médio.
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