A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Natália Gladcheff Zanon
Zanon, Natália Gladcheff
Lucas André Teixeira
Teixeira, Lucas André
Maria Cristinade Senzi Zancul
Zancul, Maria Cristina de Senzi
02/05/2021
149-163
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CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR
Esse artigo traz o recorte das discussões de uma pesquisa de mestrado, que defende a inserção da Educação Ambiental Crítica no currículo da Educação Infantil. Para isso, foram analisadas as concepções de Educação Ambiental expressas por 12 professoras de cinco Centros Municipais de Educação Infantil por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises seguiram as orientações das três macrotendências da Educação Ambiental definidas por Layrargues e Lima (2014): vertentes conservacionista, pragmática e crítica. As informações obtidas foram organizadas por meio de procedimentos de análise de conteúdo de acordo com Bardin (2004), com o objetivo de identificar as tendências e padrões relevantes. Os resultados foram analisados com base em referenciais teóricos da Educação Ambiental Crítica, considerando-se, também, a perspectiva de Paulo Freire (2009). Embora muitas professoras apresentassem concepções condizentes à uma percepção politizada sobre a relação entre ser humano e natureza, ainda se percebe uma falta de coerência com ideias que norteiam uma perspectiva crítica. Diante do panorama encontrado, acredita-se na importância de se investir na formação de professores, tanto inicial quanto continuada, visando ao desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental Crítica, desde a Educação Infantil.
Educação Ambiental Crítica, Currículo, Educação Infantil.
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