A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA UNEMAT DE SINOP-MT: O CASO DO GRUPO DE ESTUDOS CATARSE
Fabiana Leite de Souza
SOUZA, F. L.
José de Souza Neto
NETO, J. S.
Marion Machado Cunha
CUNHA, M. M.
Marta Izabel de Oliveira e Silva
SILVA, M. I. O.
Tiago Oliveira Lima
LIMA, T. O.
02/04/2022
10-31
1
EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: ENSINO, CONTRIBUIÇÕES E DISCURSOS - VOLUME 2
Este estudo refere-se ao trabalho materializado pelo Grupo Catarse, desenvolvido com acadêmicos de diversos cursos da Universidade Do Estado De Mato Grosso-(UNEMAT), no campus de Sinop/MT. Teve-se por objetivo apreender como este grupo tem contribuído para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e com autonomia. Para explicitar a empiria desse trabalho, fez-se a análise das atividades realizadas no curso “PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍITICA: Da práxis social a práxis educativa”, que foi produzido pelo Grupo Catarse em Março de 2016, e encerrou-se em julho de 2016. Ele ofertou uma certificação de quarente horas para os vinte e cinco participantes. A metodologia dessa pesquisa qualitativa, ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, pois esta possibilitou aos pesquisadores apreenderem o objeto investigado em sua formação histórica, material e dialética. Os resultados citados neste trabalho são preliminares, eles evidenciam as dificuldades e aprendizagens iniciais que os participantes do curso tiveram referente ao Materialismo Histórico Dialético e a Pedagogia Histórico Crítica. Essa base inicial os ajudou a problematizarem sobre a sua condição de sujeito sócio histórico, o que é o trabalho como dimensão ontológica-cultural, as contradições existentes em nossa sociedade dividida em classes, o que é práxis educativa, a relação dialética entre a teoria e a prática. Os primeiros passos para a inquietação, e busca pela formação filosófica-política, já se concretizou com os participantes do Grupo Catarse. Mas este movimento de saída do senso comum para o senso filosófico não ocorre apenas em um plano puramente abstrato, mas sim no concreto da realidade objetiva. Palavras-chave: Ensino Superior. Pedagogia Histórico Crítica. Formação de Professores. Trabalho. Práxis Educativa.
Ensino Superior, Pedagogia Histórico Crítica, Formação de Professores, Trabalho. Práxis Educativa.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.