A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA UNEMAT DE SINOP-MT: O CASO DO GRUPO DE ESTUDOS CATARSE

Code: 220207557
5
6
Título

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA UNEMAT DE SINOP-MT: O CASO DO GRUPO DE ESTUDOS CATARSE

Autores(as):
  • Fabiana Leite de Souza

    SOUZA, F. L.

  • José de Souza Neto

    NETO, J. S.

  • Marion Machado Cunha

    CUNHA, M. M.

  • Marta Izabel de Oliveira e Silva

    SILVA, M. I. O.

  • Tiago Oliveira Lima

    LIMA, T. O.

DOI
10.37885/220207557
Publicado em

02/04/2022

Páginas

10-31

Capítulo

1

Resumo

Este estudo refere-se ao trabalho materializado pelo Grupo Catarse, desenvolvido com acadêmicos de diversos cursos da Universidade Do Estado De Mato Grosso-(UNEMAT), no campus de Sinop/MT. Teve-se por objetivo apreender como este grupo tem contribuído para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e com autonomia. Para explicitar a empiria desse trabalho, fez-se a análise das atividades realizadas no curso “PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍITICA: Da práxis social a práxis educativa”, que foi produzido pelo Grupo Catarse em Março de 2016, e encerrou-se em julho de 2016. Ele ofertou uma certificação de quarente horas para os vinte e cinco participantes. A metodologia dessa pesquisa qualitativa, ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, pois esta possibilitou aos pesquisadores apreenderem o objeto investigado em sua formação histórica, material e dialética. Os resultados citados neste trabalho são preliminares, eles evidenciam as dificuldades e aprendizagens iniciais que os participantes do curso tiveram referente ao Materialismo Histórico Dialético e a Pedagogia Histórico Crítica. Essa base inicial os ajudou a problematizarem sobre a sua condição de sujeito sócio histórico, o que é o trabalho como dimensão ontológica-cultural, as contradições existentes em nossa sociedade dividida em classes, o que é práxis educativa, a relação dialética entre a teoria e a prática. Os primeiros passos para a inquietação, e busca pela formação filosófica-política, já se concretizou com os participantes do Grupo Catarse. Mas este movimento de saída do senso comum para o senso filosófico não ocorre apenas em um plano puramente abstrato, mas sim no concreto da realidade objetiva. Palavras-chave: Ensino Superior. Pedagogia Histórico Crítica. Formação de Professores. Trabalho. Práxis Educativa.

Palavras-chave

Ensino Superior, Pedagogia Histórico Crítica, Formação de Professores, Trabalho. Práxis Educativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.