A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM REVISTAS LATINO-AMERICANAS (2008-2015)

Code: 220308296
6
5
Título

A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM REVISTAS LATINO-AMERICANAS (2008-2015)

Autor(a):
  • Débora de Souza

    Souza, Débora de

DOI
10.37885/220308296
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1429-1445

Capítulo

115

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

sse texto é fruto de um trabalho solicitado pela disciplina “História da Infância, Família e Escolarização”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – PPGE/UNIMEP. A escolha por participar desta disciplina se deu pelo meu percurso investigativo, que está baseado na área da infância, mais especificamente no envolvimento da criança no processo educacional, não apenas como um ser em miniatura, sem vez e voz, mas, sim, enquanto alguém com capacidade ativa de atuar por meio das relações sociais, compreensão que habitualmente é negada pelo mundo adultocêntrico. Na disciplina, tivemos a oportunidade de estudar a história da infância. Baseado em estudos desta trajetória, conhecemos o pensamento de diversos autores. Em diversos contextos sociais, acredita-se que o fato de a criança estar em uma sociedade é o suficiente para seu aprendizado. Desta forma, realizou-se um levantamento de estudos por meio de uma revisão de literatura em revistas Latino-Americanas (2008-2015), voltadas para a compreensão da infância e à participação da criança no desenvolvimento educacional.

Palavras-chave

Participação infantil. História da infância. Revisão de literatura.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.