A PARENTALIDADE MINDFUL COMO PRÁTICA PARENTAL: ANÁLISE DE CONCEITO
Maria de Fátima Frade
Frade, Maria de Fátima
Cristiana Furtado Firmino
Firmino, Cristiana Furtado
Luís Manuel Mota de Sousa
Sousa, Luís Manuel Mota de
João Manuel Graça Frade
Frade, João Manuel Graça
01/12/2021
240-255
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Esta análise de conceito do termo parentalidade mindful, tem o objetivo de perceber de que forma se caracteriza a parentalidade mindful nas práticas parentais dos pais de crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificação e seleção dos artigos e uma análise de conceito de acordo com o método evolutivo de Rodgers. Foram selecionados dez artigos para revisão final e com base nos 4 elementos do modelo de Rodgers encontramos: 1) os conceitos relacionados, sendo eles parentalidade mindful, parentalidade atenta e parentalidade consciente 2) os atributos essenciais: ouvir atentamente os filhos; cultivar a abertura e aceitação sem julgamento; consciência emocional; autorregulação emocional; autocompaixão e compaixão 3) os antecedentes incluem o estilo parental, o género, o grau de escolaridade, ser autocompassivo, observador e empático; ter participado em programas de treino parental; 4) as consequências são a redução do stress parental, melhor comunicação pais-filhos, menos problemas de ansiedade e stress e aumento do bem-estar das crianças e adolescentes. Este estudo permite-nos compreender que a promoção da prática da parentalidade mindful, pode ser incluída na educação parental desenvolvida pelos enfermeiros como intervenção de enfermagem que prevê a disposição para melhorar a parentalidade.
Parentalidade Mindful, Práticas Parentais, Crianças, Adolescentes, Famílias.
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