A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NA VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DE SIMILITUDE

Code: 230713765
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Título

A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NA VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DE SIMILITUDE

Autores(as):
  • Marcilhía De Oliveira

    Oliveira, Marcilhía

  • Priscila Da Silva Antonio

    Antonio, Priscila da Silva

DOI
10.37885/230713765
Publicado em

31/08/2023

Páginas

26-40

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: Analisar nos depoimentos de estudantes universitários da Universidade de Brasília, o impacto da COVID-19 na vida cotidiana frente à suspensão das aulas presenciais, através do emprego dos verbos. Métodos: Estudo qualitativo descritivo, realizado na Universidade de Brasília entre o período de agosto de 2021 a agosto de 2022. Participaram do estudo quinze estudantes. Coleta de dados realizada por entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília (CAEE 47860921.60000.0030). Tratamentos dos dados pelo software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), com análise de similitude. Resultados: Na análise, destacaram-se os verbos “ficar”, “conseguir”, “voltar” e “achar”. O verbo “ficar” representa a paralisação da formação acadêmica em decorrência da pandemia, enquanto o verbo “conseguir” está relacionado a capacidade de concluir o curso e de retornar às atividades acadêmicas com êxito. Já o verbo “voltar” expressa o desejo de retornar ao que era antes, e o verbo “achar” revela o que os estudantes pensam sobre a suspensão das atividades presenciais na universidade. Os verbos pháticos que se destacaram foram “dever”, relacionado à obrigação moral e à autocobrança, e o “poder”, utilizado no sentido de permissão e de capacidade. Já o verbo phático “querer” foi diminuído, sendo empregado no sentido de ‘desejar’, visto que os entrevistados se limitaram a desejar apenas o que tinham antes do período pandêmico. Conclusão: Na análise de similitude, destacaram-se os verbos “ficar”, “conseguir”, “voltar” e “achar”, relacionados aos sentimentos de medo, dúvida, preocupação e ansiedade, que geraram angústias e incertezas em relação ao futuro acadêmico e profissional.

Palavras-chave

COVID-19, estudantes, educação à distância, saúde mental.

Autor(a) Correspondente
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