A PAISAGEM, A ARTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ESTUDO DA PAISAGEM A PARTIR DA PINTURA ‘A NOITE ESTRELADA’ DE VINCENT VAN GOGH

Code: 230512934
8
0
Título

A PAISAGEM, A ARTE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ESTUDO DA PAISAGEM A PARTIR DA PINTURA ‘A NOITE ESTRELADA’ DE VINCENT VAN GOGH

Autores(as):
  • Breno Ferreira Da Silva

    Silva, Breno Ferreira da

  • Jean Carlos Rodrigues

    Rodrigues, Jean Carlos

DOI
10.37885/230512934
Publicado em

26/05/2023

Páginas

46-60

Capítulo

3

Resumo

Com o advento das novas tecnologias da informação e com a difusão do uso das redes sociais, o ensino de Geografia tem se tornado cada vez mais desafiador para os docentes que atuam na rede básica (Ensino Fundamental e Médio) e para os cursos de formação de professores em nível superior. Como se não bastasse o uso intensivo destas tecnologias, as mudanças curriculares provocadas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, nos últimos anos, tornou ainda mais desafiador tal empreitada, sobretudo no Ensino Médio, no qual a disciplina de Geografia deixa de existir como componente curricular e apenas alguns conteúdos desta disciplina se mantém na área de Humanidades e Sociais Aplicadas. A BNCC é um documento que rege o ensino e qualidade das aprendizagens trabalhadas nas unidades escolares do ensino básico, seja de caráter privado ou público, garantindo dessa maneira o desenvolvimento pleno do aluno e não menos importante uma educação que proporcione a igualdade para todos inseridos no sistema educacional (Brasil, 2017).

Palavras-chave

Arte, Ensino de Geografia, Proposta Metodológica, Vincent Van Gogh.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.