A OCUPAÇÃO DE POSTOS MILITARES POR OFICIAIS PRETOS E PARDOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O RIO DE JANEIRO E O DISTRITO DIAMANTINO (1762-1800)

Code: 230111815
3
0
Título

A OCUPAÇÃO DE POSTOS MILITARES POR OFICIAIS PRETOS E PARDOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O RIO DE JANEIRO E O DISTRITO DIAMANTINO (1762-1800)

Autor(a):
  • Gabriela de Andrade Ferreira

    Ferreira, Gabriela de Andrade

DOI
10.37885/230111815
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1190-1205

Capítulo

86

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Neste trabalho, buscaremos comparar a forma como a Coroa portuguesa estabelecia sua comunicação política com o Rio de Janeiro e Distrito Diamantino, regiões cuja relevância política e econômica cresceu exponencialmente ao longo do século XVIII. Com isso, pretendemos verificar se, a partir da reforma militar lusitana de 1762, intensificaram-se ou não medidas de controle e fiscalização da Coroa sobre estas regiões, considerando o caráter racionalista e iluminista da reforma coordenada pelo Conde de Lippe em Portugal e apoiada por Sebastião José de Carvalho e Mello, futuro marquês de Pombal. Estenderemos a análise até 1800, visando compararmos as localidades até o fim do século XVIII. Para estas notas preliminares, utilizaremos fontes do acervo online do Arquivo Histórico Ultramarino.

Palavras-chave

Carta Régia de 1766, Reforma militar, Antigo Regime.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.