A NOÇÃO DE EMPATIA DE EDITH STEIN: IMBRICAÇÕES EM ENSINO RELIGIOSO

Code: 230613455
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Título

A NOÇÃO DE EMPATIA DE EDITH STEIN: IMBRICAÇÕES EM ENSINO RELIGIOSO

Autor(a):
  • Everaldo Dos Santos Mendes

    Mendes, Everaldo dos Santos

DOI
10.37885/230613455
Publicado em

30/07/2023

Páginas

67-73

Capítulo

5

Resumo

Neste trabalho, refleti sobre a noção de empatia de Edith Stein no Ensino Religioso. Na metodologia, delineei uma pesquisa qualitativa, de impostação bibliográfica e documental. Edith Stein identifica entre os atos humanos um que podemos designá-lo empatia [Einfühlung], que tem como peculiaridade sentirmos que estamos em contato com um outro ser humano [humano como eu] — uma relação de sujeito-sujeito [e não de sujeito versus objeto]. No Ensino Religioso, importa-me que nós vivemos de modo individual, mas ligados a uma estrutura universal. Toda pessoa está centrada num eu, com capacidade de tomada de consciência de si e do outro. Partindo da experiência dos povos latino-americanos imbricada na Base Nacional Comum Curricular — BNCC, os objetos de conhecimento, o planejamento e a avaliação em Ensino Religioso devem ser delineados a partir da experiência que uma pessoa faz de si e do outro. No século XXI, o Ensino Religioso não pode ser constituído sem levar em conta a vivência sui generis da empatia.

Palavras-chave

Povos latino-americanos, pessoa: eu consciente e livre, processos de subjetivação, intersubjetividade, diversidade cultural, social e religiosa

Autor(a) Correspondente
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