A NARRATIVA RELIGIOSA EM SALA DE AULAUMA TÉCNICA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O MITO.: TÉCNICA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O MITO

Code: 201001638
4
2
Título

A NARRATIVA RELIGIOSA EM SALA DE AULAUMA TÉCNICA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O MITO.: TÉCNICA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O MITO

Autor(a):
  • Virgínia Macêdo de Souza Silva

    Silva, Virgínia Macêdo de Souza

DOI
10.37885/201001638
Publicado em

21/11/2020

Páginas

75-85

Capítulo

6

Resumo

A didática é uma técnica, que visa promover o processo do ensino e da aprendizagem de forma eficaz. Mediante a sua aplicação, a sala de aula se torna um lugar mais aprazível e os alunos se sentem atraídos pela novidade. Visando a isso, elaboramos uma técnica didática para o estudo do mito em sala de aula. Compreendemos que o mito é uma narrativa de conteúdo religioso, cujo objetivo é esclarecer as produções culturais por meio do sobrenatural. Portanto, o nosso objetivo com este artigo, é apresentar uma “sequência didática” aplicada com os alunos do ensino médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Geraldo Lafayette Bezerra, em João Pessoa-PB. O método percorrido foi o qualitativo com pesquisa descritiva de campo, que viabilizou a aplicação da sequência didática, a qual consistiu em cinco etapas: ler dois mitos gregos; elaborar um quadro esquemático de cada mito; assistir ao filme “Uma história de amor e fúria”; observar as características das cenas fílmicas para elaborar um quadro esquemático do filme; desvelar o mito subjacente ao filme por meio do método comparativo. Nessa “sequência didática”, o filme poderá ser substituído por textos com a finalidade de proceder a uma hermenêutica simbólica. Os resultados alcançados implicaram no processo de aprendizagem significativa e colaborativa; em entender a importância da autodisciplina para o estudo, e, finalmente, na importância do estudo dos mitos. Portanto, acreditamos que a sequência didática que elaboramos cumpriu com o propósito de um processo eficaz da aprendizagem, por isso creditamos à sua aplicação uma grande importância, uma vez que o estudo sobre o mito pode contribuir com o ensino religioso.

Palavras-chave

Imaginário. Sequência didática. Mito.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.