A NARRATIVA DECOLONIAL NO DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA NO CARNAVAL DE 2019

Code: 201101968
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Título

A NARRATIVA DECOLONIAL NO DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA NO CARNAVAL DE 2019

Autor(a):
  • Tiago Herculano da Silva

    Silva, Tiago Herculano da

DOI
10.37885/201101968
Publicado em

20/01/2021

Páginas

40-56

Capítulo

3

Resumo

A narrativa carnavalesca muda conforme a realidade histórica de sua época e de acordo com a maneira como o carnaval dialoga com suas comunidades. É possível perceber diferentes formas narrativas nos enredos dos desfiles das escolas de samba, contudo, desde 2018 vem prevalecendo uma narrativa com ênfase decolonial. Essa narrativa busca questionar o sistema social vigente e a forma como as minorias são vistas por aqueles que estão no poder. No carnaval de 2019 da Estação Primeira de Mangueira, o enredo História para ninar gente grande, de Leandro Vieira, olha para as páginas ausentes na história brasileira apontando o negro, índio e pobre como os verdadeiros heróis e protagonistas dos fatos históricos do país. O enredo escrito em uma narrativa decolonial proporciona visibilidade às minorias sociais que foram subjugadas ao longo da história do Brasil. Essa visibilidade termina por incomodar aqueles que detêm o poder no sistema, assim, eles tentam descredenciar tanto o carnaval como o discurso artístico apresentado pelas comunidades quanto à legitimidade da narrativa apresentada pela agremiação. O presente artigo aborda a narrativa encontrada nesse desfile da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, relacionando-o com outras formas de discursos encontradas no carnaval carioca, e como seu discurso sobrevive chegando às salas de aulas de todo país, mudando a forma de ensinar os fatos históricos de nosso Brasil.

Palavras-chave

Narrativa decolonial; Mangueira; Carnaval.

Autor(a) Correspondente
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