A MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PRETEXTO DA FALÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA VERSUS A EXPERIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Jéssica Rodrigues da Silva
Silva, Jéssica Rodrigues da
João Henrique Corrêa Cardoso
Cardoso, João Henrique Corrêa
10/05/2023
202-224
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Este artigo discute a militarização da educação básica, sob a ótica do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, tratando as narrativas da qualidade e da violência como fatores de convencimento perante a intervenção policial na escola, bem como estabelece um paralelo com a formação integrada ao Ensino Médio, ofertada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Apresenta-se a hipótese da politecnia como possível alternativa a processos educacionais majoritariamente autoritários. Para dar conta destes objetivos elegeu-se a pesquisa qualitativa através da análise documental, observando normativos relacionados à militarização e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. A importância desta investigação reside na tentativa de desvelamento a ideologias presentes no sistema educacional brasileiro. Obtém-se como resultado a convergências e divergências a guiar estes modelos de escolarização, na conclusão central de que a formação nos Institutos Federais de Educação, apesar de se constituir em meio ao sistema capitalista e com ele compartilhar contradições, ao aproximar-se do conceito de politecnia demonstra alinhamentos contra hegemônicos, diversamente do que ocorre com a militarização, ao se expressar pautada na submissão e no autoritarismo.
: Educação. Militarização. Instituto Federal. Ideologia. Corpos dóceis.
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