A MATEMÁTICA NO PERIÓDICO UNSERE SCHULE

Code: 201202464
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Título

A MATEMÁTICA NO PERIÓDICO UNSERE SCHULE

Autor(a):
  • Malcus Cassiano Kuhn

    Kuhn, Malcus Cassiano

DOI
10.37885/201202464
Publicado em

04/02/2021

Páginas

656-677

Capítulo

43

Resumo

O presente capítulo tem por objetivo analisar as edições do periódico pedagógico Unsere Schule, com ênfase para o discurso matemático veiculado por meio dos textos, imagens e enunciados, suas intencionalidades e abordagens. Como o tema se insere na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das onze edições do periódico Unsere Schule, editado pela Igreja Luterana, em alemão, para suas escolas paroquiais, no período de agosto de 1933 a outubro de 1935. Em 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas integravam um projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Em sua totalidade de 164 páginas, o periódico Unsere Schule traz contribuições para as escolas paroquiais luteranas gaúchas por meio de textos bíblicos, informações e artigos pedagógicos em diferentes áreas do conhecimento. Com relação à Matemática, o periódico Unsere Schule apresenta orientações didáticas para o ensino da Matemática com emprego do método intuitivo, faz divulgação de livros de aritmética e publica artigos pedagógicos para o ensino prático da geometria e de unidades de medida.

Palavras-chave

História da Educação Matemática. Periódico Pedagógico. Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas. História Cultural.

Autor(a) Correspondente
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