A MATEMÁTICA NA HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 201202627
16
4
Título

A MATEMÁTICA NA HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(a):
  • Sueli Perazzoli Trindade

    Trindade, Sueli Perazzoli

DOI
10.37885/201202627
Publicado em

04/02/2021

Páginas

240-253

Capítulo

15

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a possibilidade de desenvolver atitude transdisciplinar na educação básica. Foram envolvidos professora e alunos da Educação Básica, por meio da pesquisa participante e com atividades transdisciplinares, envolvendo os componentes curriculares de arte, história e matemática. A teoria da complexidade, reúne, contextualiza, globaliza e reconhece o ser humano e o concreto a partir de um modelo mental sistêmico que interliga as partes, gerando novas ideias e um conhecimento com propriedades novas. E a transdisciplinaridade busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos do ensino e da aprendizagem, recuperando o caráter da unidade, da totalidade e da integração dos saberes. Assim, a religação das disciplinas torna-se imprescindível na construção de um conhecimento significativo. Evidenciamos que os alunos refletiram sobre o conhecimento construído de forma significativa e, quando incentivados a transcender o saber isolado e a articulá-lo com diferentes áreas do conhecimento e com suas experiências reais, foram capazes de se tornar autores de suas produções intelectuais e emocionais contextualizadas. Consideramos a pesquisa relevante nos processos do ensino e da aprendizagem por ser uma nova maneira de aprender e ensinar, uma prática educacional pautada na conexão entre as áreas do conhecimento que possibilitou a construção de uma didática diferenciada, para compreender o todo nas partes e as partes no todo.

Palavras-chave

Cultura afro-brasileira. Transdisciplinaridade. Educação Básica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.