A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS

Code: 220910117
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Título

A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS

Autores(as):
  • Adriano Alves De Rezende

    Rezende, Adriano Alves De

  • Àngela Silva-Salse

    Silva-Salse, Àngela

  • Eduardo Carrasco

    Carrasco, Eduardo

DOI
10.37885/220910117
Publicado em

01/10/2022

Páginas

11-30

Capítulo

1

Resumo

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é imperativo formar cidadãos maisativos, críticos, analíticos e que sejam capazes de modificar o ambiente no qual estão inseridos. Oensino da Matemática Financeira aos estudantes do Ensino Médio não foge a essa regra e éconhecimento fundamental a qualquer indivíduo. Assim, para entender a importância da MatemáticaFinanceira buscou-se compreender como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF)definida pelo Governo Federal, a BNCC e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)interagem para promover o desenvolvimento destes cidadãos mais críticos e participativos nasociedade. Através de uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão de literatura e documentalbuscou-se identificar os pontos convergentes e discrepantes entre estas três diretrizes legais e aformação de cidadão efetivamente críticos. Concluiu-se que a base legal para educação no Brasilproporciona às escolas esta opção. No Ensino Médio, particularmente, isso ocorre atualmente atravésda construção, por parte das escolas, do Projeto de Vida, além do exposto nas diretrizes da BNCC. Aspesquisas que subsidiaram as conclusões demonstram que o uso de exemplos reais, práticos eaplicáveis a realidade rotineira dos alunos tem grande efeito para desenvolver o pensamento crítico naMatemática Financeira. Identificou-se também que uma exigência básica aos profissionais desteséculo é o desenvolvimento de sua criticidade em qualquer área do conhecimento, mas principalmentenas relacionadas e negócios e investimentos financeiros.

Palavras-chave

Matemática financeira, Desenvolvimento de habilidades, Educação.

Autor(a) Correspondente
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