A MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA E APLICADA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES: A PERSPECTIVA DO DESIGN THINKING

Code: 210906269
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Título

A MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA E APLICADA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES: A PERSPECTIVA DO DESIGN THINKING

Autores(as):
  • Luis Fernando Pacheco Pereira

    Pereira, Luis Fernando Pacheco

  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes

    Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali

DOI
10.37885/210906269
Publicado em

31/10/2021

Páginas

110-119

Capítulo

8

Resumo

Com o objetivo de colocar os alunos no papel de protagonistas de seus percursos de aprendizagem, foi aplicada a abordagem do Design Thinking (DT) a uma disciplina denominada Inovação, em um colégio particular da Zona Sul de São Paulo, durante o ano de 2018, para alunos das três séries do Ensino Médio. Foi possível verificar, por intermédio de depoimentos em autoavaliações e por observações durante o transcorrer da disciplina, que os alunos aprovaram a experiência de serem protagonistas na escolha dos temas, na condução dos projetos e na construção dos protótipos e materiais de apresentação, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, de resiliência e de lidar com incertezas. Sob o ponto de vista pedagógico, a disciplina envolveu diversos conhecimentos matemáticos, como pensamento computacional, lógica proposicional, construção de algoritmos, finanças aplicadas, administração de tempo e de recursos, visão espacial, modelagem em três dimensões e circuitos elétricos, entre outros.

Palavras-chave

Design Thinking, Metodologias Ativas, Matemática Aplicada.

Autor(a) Correspondente
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