A MAGNITUDE DO FATOR QUALIDADE PARA A AVALIAÇÃO DE GRADUAÇÕES CONSOANTE OS NORMATIVOS DO INEP EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Título

A MAGNITUDE DO FATOR QUALIDADE PARA A AVALIAÇÃO DE GRADUAÇÕES CONSOANTE OS NORMATIVOS DO INEP EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Ronison Oliveira Da Silva

  • Marison Luiz Soares

  • Daniel Nascimento-e-silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221110850
    Publicado em

    30/11/2022

    Páginas

    28-35

    Capítulo

    2

    Resumo

    O estudo aborda sobre a magnitude do fator qualidade nas avaliações de graduação conforme os normativos do órgão credenciador de cursos superiores no Brasil. Com a pandemia de Covid-19, esta avaliação que antes era presencial passa a ser feita virtualmente, conforme definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A proposta do estudo foi correlacionar o sentido de qualidade a ser aplicado em cada uma das três dimensões de avaliações do INEP. Na dimensão Organização Didático-Pedagógica, a lógica da qualidade deve ser embasada no binômio planejado-entregue. Já a dimensão Corpo Docente e Tutorial, a qualidade deve ser percebida como parte integrante do trabalho dos professores e tutores com vistas a formação de pessoas. Na Infraestrutura, a lógica é seguir à risca o que é exigido pelos normativos do INEP para adequar cada espaço físico a sua devida finalidade. Enfatiza-se que a qualidade é apenas um dos muitos conhecimentos a serem dominados pelo coordenador de graduações e sua aplicabilidade na gestão de cursos superiores eleva a probabilidade de sucesso nas avaliações periódicas feitas pelo INEP.

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    Palavras-chave

    Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, Infraestrutura.

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