A LINGUAGEM NO AUTISMO AMOSTRAS DE CASOS CLÍNICOS RESPALDADOS NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA: ESTIMULAÇÃO DE LINGUAGEM NO AUTISMO

Code: 200700670
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Título

A LINGUAGEM NO AUTISMO AMOSTRAS DE CASOS CLÍNICOS RESPALDADOS NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA: ESTIMULAÇÃO DE LINGUAGEM NO AUTISMO

Autores(as):
  • José Danillo dos Santos Albuquerque

    Albuquerque, José Danillo dos Santos

  • Alícia Gabriele Freitas Belarmino

    Belarmino, Alícia Gabriele Freitas

  • Laylla Carolline Ferreira de Andrade

    Andrade, Laylla Carolline Ferreira de

  • Lívia Lima do Nascimento Silva

    Silva, Lívia Lima do Nascimento

  • Lívia Vitória Martins Alves

    Alves, Lívia Vitória Martins

  • Maria Eduarda Caiana Cavalcanti

    Cavalcanti, Maria Eduarda Caiana

  • Thiago Emerson Dos Santos Ferreira

    Ferreira, Thiago Emerson dos Santos

  • Flávia Luiza Costa do Rêgo

    Rêgo, Flávia Luiza Costa do

  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima

    Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa

DOI
10.37885/200700670
Publicado em

10/09/2020

Páginas

127-139

Capítulo

10

Resumo

A linguagem humana se manifesta desde a mais tenra infância, seja por meio do choro, sorriso ou olhar de um bebê, e vai sendo aprimorada à medida que a criança se desenvolve. Por meio da linguagem a criança terá contato e conhecimento do ambiente em que está inserida, tornando-se, portanto, um importante instrumento de aprendizagem e socialização. A literatura aponta várias teorias que procuram explicar a linguagem e o seu desenvolvimento, dentre elas encontra-se o sociointeracionismo, defendido por Vygotsky ao afirmar que a linguagem é fruto da interação social, do diálogo entre os interlocutores e reconhecimento do outro. Porém, algumas alterações do neurodesenvolvimento podem interferir tanto no processo de aquisição, quanto no desenvolvimento da linguagem, como o Transtorno do Espectro Autista, caracterizado principalmente pelas alterações comportamentais, transtornos no desenvolvimento da linguagem e déficit em interações sociais. Objetiva-se apresentar relato de casos clínicos vivenciados em um projeto de extensão universitária realizado por acadêmicos sob orientação de professora coordenadora, em uma clínica-escola de uma instituição pública de ensino superior. A metodologia empregada foi descrever de forma narrativa as ações e o tratamento de duas crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista e participaram de intervenção fonoaudiológica em linguagem com abordagem sociointeracionista. Partindo do pressuposto que a linguagem se desenvolve a partir da interação com o outro, os casos descritos apontam a eficácia da abordagem escolhida, através da evolução das pacientes acompanhadas.

Palavras-chave

Fonoaudiologia; Linguagem Infantil; Terapia da Linguagem; Transtorno do Espectro Autista.

Autor(a) Correspondente
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