A LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Code: 211006317
10
3
Título

A LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN E ALGUMAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Alice Stephanie Tapia Sartori

    Sartori, Alice Stephanie Tapia

  • Claudia Glavam Duarte

    Duarte, Claudia Glavam

DOI
10.37885/211006317
Publicado em

31/10/2021

Páginas

25-36

Capítulo

2

Resumo

Objetivos: O artigo tem como objetivo discutir o uso da linguagem na perspectiva de Ludwig Wittgenstein e algumas implicações para o campo da Educação Matemática. Inicialmente destacamos o modo como a linguagem é tradicionalmente entendida, como uma representação do mundo, como uma relação biunívoca entre as palavras e os objetos. Resultados: As teorizações do segundo Wittgenstein questionam esta concepção e propõem pensar no significado das palavras conforme seu emprego em determinada forma de vida. Além disso, o conceito de jogos de linguagem proposto pelo filósofo possibilita problematizar a universalidade da linguagem, em especial a matemática. Conclusão: Neste contexto, apresentamos dois estudos que nos permitem olhar de outras maneiras para as linguagens matemáticas, as que estão presentes tanto na forma de vida escolar como em outras formas de vida.

Palavras-chave

Linguagem, Wittgenstein, Educação Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.