A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO INSTRUMENTO PARA INSERÇÃO DO SURDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Code: 200800955
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Título

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO INSTRUMENTO PARA INSERÇÃO DO SURDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores(as):
  • Gilberto de Souza

  • Adriana De Souza Couto

  • Isabela Maria Teixeira de Oliveira

  • Daniela Guimarães da Cunha

  • Andreia Andrade dos Santos

  • Alessandra Mara de Sousa

  • Samyra Giarola Cecílio

  • Juliana De Lourdes Silva

  • Regina Aparecida de Melo Bagnolli

  • Marco Aurélio Teixeira de Andrade

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200800955
    Publicado em

    17/11/2020

    Páginas

    134-145

    Capítulo

    10

    Resumo

    Objetivo: O objetivo principal deste trabalho é verificar como se dá a inclusão do aluno surdo nas instituições de ensino. Para os alcance dos objetivos propostos sera realizada uma revisão narrativa da literatura. Revisão bibliográfica: A Constituição Federal de 1988 diz que todos são iguais perante a lei, não podendo haver distinção de qualquer natureza, sendo garantidos o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, enfatizando também a proibição de qualquer tipo de discriminação. Dentre a legislação que permeia a comunidade surda, a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005, são considerados os principais marcos da luta pelos direitos desses indivíduos. A Lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (ILS), é de extrema relevância para que se promova uma inclusão efetiva do surdo nos âmbitos sociais. Considerações Finais: Apesar de existirem diversas legislações que favorecem a inclusão da pessoa surda, ainda a muito que se conquistar para a efetivação dos direitos desses indivíduos, sendo o ILS um agente imprescindível no processo de inclusão e para um efetivo aprendizado.

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    Palavras-chave

    comunicação não verbal. Surdez. língua de sinais. inclusão educacional

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