A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO INSTRUMENTO PARA INSERÇÃO DO SURDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Code: 200800955
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Título

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO INSTRUMENTO PARA INSERÇÃO DO SURDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores(as):
  • Gilberto de Souza

    Souza, Gilberto de

  • Adriana De Souza Couto

    Couto, Adriana de Souza

  • Isabela Maria Teixeira de Oliveira

    Oliveira, Isabela Maria Teixeira de

  • Daniela Guimarães da Cunha

    Cunha, Daniela Guimarães da

  • Andreia Andrade dos Santos

    Santos, Andreia Andrade dos

  • Alessandra Mara de Sousa

    Sousa, Alessandra Mara de

  • Samyra Giarola Cecílio

    Cecílio, Samyra Giarola

  • Juliana De Lourdes Silva

    Silva, Juliana de Lourdes

  • Regina Aparecida de Melo Bagnolli

    Bagnolli, Regina Aparecida de Melo

  • Marco Aurélio Teixeira de Andrade

    Andrade, Marco Aurélio Teixeira de

DOI
10.37885/200800955
Publicado em

18/11/2020

Páginas

134-145

Capítulo

10

Resumo

Objetivo: O objetivo principal deste trabalho é verificar como se dá a inclusão do aluno surdo nas instituições de ensino. Para os alcance dos objetivos propostos sera realizada uma revisão narrativa da literatura. Revisão bibliográfica: A Constituição Federal de 1988 diz que todos são iguais perante a lei, não podendo haver distinção de qualquer natureza, sendo garantidos o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, enfatizando também a proibição de qualquer tipo de discriminação. Dentre a legislação que permeia a comunidade surda, a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005, são considerados os principais marcos da luta pelos direitos desses indivíduos. A Lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (ILS), é de extrema relevância para que se promova uma inclusão efetiva do surdo nos âmbitos sociais. Considerações Finais: Apesar de existirem diversas legislações que favorecem a inclusão da pessoa surda, ainda a muito que se conquistar para a efetivação dos direitos desses indivíduos, sendo o ILS um agente imprescindível no processo de inclusão e para um efetivo aprendizado.

Palavras-chave

comunicação não verbal. Surdez. língua de sinais. inclusão educacional

Autor(a) Correspondente
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