A LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ATENDIMENTO DA SAÚDE
Rayza Pinheiro Azevedo
Azevedo, Rayza Pinheiro
Ana Paula Costa Linhares
Linhares, Ana Paula Costa
Monique Kelly Duarte Lopes
Lopes, Monique Kelly Duarte
Valéria De Sousa Moraes Melo
Melo, Valéria de Sousa Moraes
Rachel Costa Façanha
Façanha, Rachel Costa
01/03/2023
432-450
31
Objetivo: Verificar a percepção e conhecimento da comunicação dos profissionais de saúde por LIBRAS durante os atendimentos aos surdos. Métodos: Foi um estudo do tipo observacional, transversal e quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa número 5.498.941. A amostra foi composta por conveniência, por 33 profissionais da saúde de duas clínicas de atendimento multidisciplinar, mediante aplicação de questionário. Os dados foram tabulados para análise descritiva e inferencial (nível de significância de 5%). As análises foram realizadas por meio do programa Microsoft Excel. Resultados: Dentre os profissionais entrevistados, 87,88% eram do sexo feminino. 57,58% eram psicólogos, 18,18% fonoaudiólogos e 24,24% eram de outras áreas da saúde, tais como terapeutas ocupacionais e médicos. Quanto a LIBRAS, 81,82% afirmaram não possuir conhecimento, porém 96,96% consideram importante o aprendizado da Língua de Sinais no exercício da sua profissão. Em relação a comunicação do profissional com o surdo, 93,94% consideram-se inseguros e 69,70% acreditam que a comunicação tem impacto na tomada de decisões. Conclusão: A capacitação de profissionais de saúde em LIBRAS pode promover maior acessibilidade no atendimento e melhorar a comunicação com o surdo.
Língua de sinais, Profissionais da saúde, Surdez.
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