A LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ATENDIMENTO DA SAÚDE

Code: 221211612
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Título

A LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ATENDIMENTO DA SAÚDE

Autores(as):
  • Rayza Pinheiro Azevedo

    Azevedo, Rayza Pinheiro

  • Ana Paula Costa Linhares

    Linhares, Ana Paula Costa

  • Monique Kelly Duarte Lopes

    Lopes, Monique Kelly Duarte

  • Valéria De Sousa Moraes Melo

    Melo, Valéria de Sousa Moraes

  • Rachel Costa Façanha

    Façanha, Rachel Costa

DOI
10.37885/221211612
Publicado em

01/03/2023

Páginas

432-450

Capítulo

31

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção e conhecimento da comunicação dos profissionais de saúde por LIBRAS durante os atendimentos aos surdos. Métodos: Foi um estudo do tipo observacional, transversal e quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa número 5.498.941. A amostra foi composta por conveniência, por 33 profissionais da saúde de duas clínicas de atendimento multidisciplinar, mediante aplicação de questionário. Os dados foram tabulados para análise descritiva e inferencial (nível de significância de 5%). As análises foram realizadas por meio do programa Microsoft Excel. Resultados: Dentre os profissionais entrevistados, 87,88% eram do sexo feminino. 57,58% eram psicólogos, 18,18% fonoaudiólogos e 24,24% eram de outras áreas da saúde, tais como terapeutas ocupacionais e médicos. Quanto a LIBRAS, 81,82% afirmaram não possuir conhecimento, porém 96,96% consideram importante o aprendizado da Língua de Sinais no exercício da sua profissão. Em relação a comunicação do profissional com o surdo, 93,94% consideram-se inseguros e 69,70% acreditam que a comunicação tem impacto na tomada de decisões. Conclusão: A capacitação de profissionais de saúde em LIBRAS pode promover maior acessibilidade no atendimento e melhorar a comunicação com o surdo.

Palavras-chave

Língua de sinais, Profissionais da saúde, Surdez.

Autor(a) Correspondente
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