A LEI 11.645/08: A ABORDAGEM DA TEMÁTICA INDÍGENA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CRUZEIRO DO SUL-AC

Code: 221211136
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Título

A LEI 11.645/08: A ABORDAGEM DA TEMÁTICA INDÍGENA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CRUZEIRO DO SUL-AC

Autores(as):
  • Maria Anita Da Chagas Costa

    Costa, Anita

  • José Alessandro Cândido Da Silva

    Cândido, Alessandro

DOI
10.37885/221211136
Publicado em

29/12/2022

Páginas

541-552

Capítulo

43

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

O presente estudo destaca a Lei 11.645/08, trazendo reflexão sobre a inclusão da história e cultura dos povos indígenas no currículo escolar. Neste sentido, objetivou-se analisar o processo de implementação da referida legislação em duas escolas de ensino médio em Cruzeiro do Sul – AC, identificando os avanços e os desafios na prática escolar. Para tanto, discutiu-se as relações entre diversidade e educação, partindo da abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de uma pesquisa de campo, tendo como instrumentos a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos participantes da pesquisa, na maioria das vezes, dialogam com as ações elencadas na proposta curricular, embora não se possa negar que a abordagem da temática indígena faça parte do cotidiano das duas escolas, ainda que de forma tímida. Ademais, foram percebidas lacunas em relação à formação inicial e continuada dos professores sobre a temática. Contudo, observou-se que os participantes desenvolvem propostas favoráveis à inclusão dos saberes indígenas no âmbito escolar, bem como, na realização de projetos e atividades com ênfase na temática, os quais revelam um esforço de reconhecimento da diversidade étnico-racial, sobretudo, na valorização das tradições e crenças dos povos originários, mediante algumas práticas inclusivas, que sensibilizam o acolhimento do outro respeitando suas diferenças, mesmo enfrentado preconceitos para superar as barreiras impostas por práticas eurocêntricas vivenciadas no cotidiano escolar, mas que, apesar disso, têm desempenhado práticas educativas em prol de uma educação decolonial e intercultural de aprendizagens significativas para todos os discentes.

Palavras-chave

Diversidade étnico-racial, Educação decolonial e intercultural, Ensino de História e Cultura Indígena.

Autor(a) Correspondente
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