A INTERPROFISSIONALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE DO IDOSO: REVISÃO INTEGRATIVA

Code: 210404117
24
12
Título

A INTERPROFISSIONALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE DO IDOSO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores(as):
  • Andréia Affonso Barretto Montandon

    Montandon, Andréia Affonso Barretto

  • Andrea Corrêa Carrascosa

    Carrascosa, Andrea Corrêa

  • Cristiane Ribeiro

    Ribeiro, Cristiane

  • Anielly Costa Barros

    Barros, Anielly Costa

  • João Vitor Romano

    Romano, João Vitor

DOI
10.37885/210404117
Publicado em

04/06/2021

Páginas

14-48

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Revisão integrativa com prioridade para o período de 2015 a 2021 com o tema central relacionado a interprofissionalidade aplicada a saúde do idoso. Métodos: A literatura foi pesquisada no Portal de Pesquisa BVS (Scielo, MEDLINE, Lilacs) e Pubmed, com descritores padronizados para revisar a interprofissionalidade e sua importância na saúde do idoso a partir das questões norteadoras baseadas nas diretrizes da educação interprofissional (EIP), importância desta na abordagem da saúde do idoso e desafios da EIP. Resultados: Após leitura e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 43 artigos foram selecionados de 2007 a 2021. Segundo a literatura, os conceitos da EIP estão bem estabelecidos, sendo o paciente e a assistência resolutiva em saúde, o objetivo central da equipe treinada por meio de competências, agregando valor em todos os níveis de atenção ao sistema de saúde e rompendo a fragmentação do processo educativo e de prestação de serviço. O cuidado centrado no paciente por equipes interprofissionais atendem à complexidade da saúde do idoso. A EIP deve ser incorporada ao trabalho, rompendo os paradigmas de uma educação fragmentada. As metodologias de treinamento e acompanhamento das equipes são divergentes mas avançaram nos últimos anos e mudanças curriculares são necessárias para que os futuros profissionais incorporem desde a graduação o conceito transformador da educação interprofissional. Considerações finais: O conceito de educar para a prática colaborativa centrada no paciente deve continuar a evoluir de modo a possibilitar o aprendizado significativo e desenvolvimento de competências, com resultados significativos para a complexa saúde do idoso.

Palavras-chave

Saúde do idoso; Atenção integral a saúde do idoso; Educação interprofissional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.