A INTER-RELAÇÃO ENTRE O MODELO DA ESPIRAL DE APRENDIZAGEM DE VALENTE E A TEORIA DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE NONAKA E TAKEUCHI: UM ESTUDO DE CAMPO

Code: 230212011
1
0
Título

A INTER-RELAÇÃO ENTRE O MODELO DA ESPIRAL DE APRENDIZAGEM DE VALENTE E A TEORIA DE CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE NONAKA E TAKEUCHI: UM ESTUDO DE CAMPO

Autor(a):
  • Arnaldo Turuo Ono

    ONO, Arnaldo Turuo

DOI
10.37885/230212011
Publicado em

31/03/2023

Páginas

29-49

Capítulo

2

Resumo

A teoria de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003) sugere que é por meio do indivíduo que as empresas constroem conhecimento, entretanto, os autores não explicitam como esse processo ocorre com o indivíduo, a discussão se inicia a partir de grupos de indivíduos até o âmbito inter-organizacional. Em contrapartida, Valente (2002), em seu modelo de Espiral da Aprendizagem, tem como unidade de análise o indivíduo. Nesse modelo Valente (2002) apresenta e discute o processo em que o indivíduo está inserido, mas sem avançar para o âmbito grupal ou organizacional. Considerando-se a necessidade de se estudar todo o processo de construção do conhecimento, partindo do indivíduo até a organização, este trabalho tem como interesse maior apresentar uma proposta de inter-relação entre a teoria de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003) e o modelo de Espiral da Aprendizagem de Valente (2002). Logo, o problema de pesquisa que norteou este estudo é: Como os indivíduos constroem conhecimentos, por meio das novas tecnologias, à luz da proposta de inter-relação?Os objetivos específicos são: 1-Verificar de que maneira os indivíduos usam as novas tecnologias, conectadas à internet, quando buscam construir novos conhecimentos; 2 - Mapear indícios de construção do conhecimento em diferentes estágios, tendo como base a proposta de inter-relação entre os modelos de Valente (2002) e o de Nonaka e Takeuchi (2003); 3-Identificar possíveis relações entre o uso das novas tecnologias e os diferentes estágios de construção do conhecimento.

Palavras-chave

Criação do Conhecimento, Espiral da Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.