A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Code: 240115534
4
0
Título

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores(as):
  • Mônica Schimidt Miyashiro Campos

    Campos, Mônica Schimidt Miyashiro

  • Marilyn Aparecida Errobidarte De Matos

    Matos, Marilyn Aparecida Errobidarte de

DOI
10.37885/240115534
Publicado em

01/03/2024

Páginas

9-19

Capítulo

1

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma área de interesse crescente em diversos setores, incluindo a educação, sendo essencial compreender como essa tecnologia pode impactar nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este artigo tem como objetivo uma reflexão teórica sobre a inteligência artificial como prática educativa na educação profissional e tecnológica (EPT). A prática educativa com inteligência artificial na educação profissional e tecnológica será abordada, ressaltando a busca por uma formação integral, destacando a importância de repensar as práticas educativas e a necessidade de refletir sobre o uso de inteligência artificial na educação, por meio do ensino híbrido e metodologias ativas para sala de aula, promovendo maior participação e autonomia dos estudantes. É essencial que o uso da inteligência artificial nas práticas educativas na educação profissional e tecnológica seja guiado por uma visão emancipatória, possibilitando a formação de indivíduos mais preparados para os desafios da sociedade contemporânea e para o exercício de suas múltiplas capacidades de maneira plena e autônoma. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica que pudesse correlacionar práticas educativas com o uso da inteligência artificial. Em suma, o estudo aponta que inteligência artificial pode transformar significativamente os processos de ensino e aprendizagem, proporcionando flexibilidade, interatividade e novas abordagens pedagógicas, sendo necessário levar em conta considerações éticas e o desenvolvimento da conscientização e o pensamento crítico para o uso da inteligência artificial.

Palavras-chave

inteligência artificial, prática educativa, educação profissional e tecnológica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.