A INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDS): ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NOROESTE DO RS

Code: 230814110
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Título

A INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDS): ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NOROESTE DO RS

Autores(as):
  • Rodrigo Antonio Rodrigues Alves

    ALVES, R. A. R.

  • Vaneza Cauduro Peranzoni

    PERANZONI, V. C.

  • Natalia Hauenstein Eckert

    ECKERT, N. H.

  • Claudia Maria PrudÊncio De Mera

    MERA, CLAUDIA MARIA PRUDÊNCIO DE

  • Paolo Gomes Palmeiro

    Palmeiro,Paolo Gomes

  • Luana Possamai Menezes

    Menezes,Luana Possamai

  • Camila Kuhn Vieira Vieira

    Vieira, Camila Kuhn

  • Daniela Da Silva Da Silva

    da Silva, Daniela

  • Rogéria Madaloz Madaloz

    Madaloz, Rogéria

  • Mariela Camargo Masutti Masutti

    Masutti, Mariela Camargo

DOI
10.37885/230814110
Publicado em

30/09/2023

Páginas

20-38

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD) no mundo de trabalho a partir do cenário acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Métodos: O método caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por meio de um questionário destinado aos colaboradores com algum tipo de deficiência e um questionário destinado a profissional psicóloga da Instituição de Ensino Superior no município de Cruz Alta, região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: Com base nos resultados, é possível perceber que a inclusão social no mundo do trabalho em especial na universidade, apresenta-se como uma grande propulsora do desenvolvimento humano. Principalmente, no quando a universidade tem um departamento especifico de inclusão social, no entanto, ainda não se observa a total inclusão, pois existem barreiras e dificuldades de diferentes aspectos, materiais ou culturais. Conclusão: Constatou-se que a inclusão social, tendo como base os propósitos de combater o preconceito e reduzir as desigualdades, está em processo de evolução na organização, mas ainda há muito evoluir.

Palavras-chave

Inclusão Social, Pessoas com Deficiência (PcD), Instituição de Ensino Superior, Interdisciplinar.

Autor(a) Correspondente
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