A INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDS): ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NOROESTE DO RS
Rodrigo Antonio Rodrigues Alves
ALVES, R. A. R.
Vaneza Cauduro Peranzoni
PERANZONI, V. C.
Natalia Hauenstein Eckert
ECKERT, N. H.
Claudia Maria PrudÊncio De Mera
MERA, CLAUDIA MARIA PRUDÊNCIO DE
Paolo Gomes Palmeiro
Palmeiro,Paolo Gomes
Luana Possamai Menezes
Menezes,Luana Possamai
Camila Kuhn Vieira Vieira
Vieira, Camila Kuhn
Daniela Da Silva Da Silva
da Silva, Daniela
Rogéria Madaloz Madaloz
Madaloz, Rogéria
Mariela Camargo Masutti Masutti
Masutti, Mariela Camargo
30/09/2023
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SAÚDE DIGITAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS EM PESQUISA
Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD) no mundo de trabalho a partir do cenário acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Métodos: O método caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por meio de um questionário destinado aos colaboradores com algum tipo de deficiência e um questionário destinado a profissional psicóloga da Instituição de Ensino Superior no município de Cruz Alta, região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: Com base nos resultados, é possível perceber que a inclusão social no mundo do trabalho em especial na universidade, apresenta-se como uma grande propulsora do desenvolvimento humano. Principalmente, no quando a universidade tem um departamento especifico de inclusão social, no entanto, ainda não se observa a total inclusão, pois existem barreiras e dificuldades de diferentes aspectos, materiais ou culturais. Conclusão: Constatou-se que a inclusão social, tendo como base os propósitos de combater o preconceito e reduzir as desigualdades, está em processo de evolução na organização, mas ainda há muito evoluir.
Inclusão Social, Pessoas com Deficiência (PcD), Instituição de Ensino Superior, Interdisciplinar.
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