A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NA SALA VERMELHA E A COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ailton Marques Rosa Filho
Rosa Filho, Ailton Marques
Cristiane Vieira Brunetti
Brunetti, Cristiane Vieira
Gabriela Rodrigues de Menezes
Menezes, Gabriela Rodrigues de
Liliana Francisco Silva Japeniski
Japeniski, Liliana Francisco Silva
Marcelo Eidy Fukuda Lins
Lins, Marcelo Eidy Fukuda
Rogério Massaru Watanabe
Watanabe, Rogério Massaru
10/09/2020
117-126
9
Introdução: Acidentes, envenenamentos e violências constituem as principais causas de mortalidade na população, entre 15 e 49 anos, das regiões metropolitanas. O atendimento hospitalar das vítimas descritas inicia-se na sala vermelha, com a avaliação adequada e a estabilização do quadro. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas, em tais ambientes, pelos acadêmicos, durante as atividades extracurriculares. Metodologia: Os estudantes realizaram plantões na área vermelha do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento, de Dourados, no período setembro de 2017 a agosto de 2018, acompanhados pela equipe profissional responsável do setor hospitalar. Resultados: A vivência na sala vermelha permitiu a realização, pelos discentes, de procedimentos e técnicas hospitalares no contexto de urgência e emergência, além da obtenção de conhecimentos acerca das principais ocorrências atendidas. Conclusões: A introdução acadêmica na sala vermelha contribui para a formação do profissional, sendo importante, sobretudo, porque médicos recém-formados acabam trabalhando em plantões, seja em prontos-socorros, unidades de pronto atendimento ou atendimento pré-hospitalar.
Sala Vermelha, Urgência e Emergência, Educação Médica, Ligas Acadêmicas
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.