A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NA SALA VERMELHA E A COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 200600534
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Título

A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NA SALA VERMELHA E A COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Ailton Marques Rosa Filho

    Rosa Filho, Ailton Marques

  • Cristiane Vieira Brunetti

    Brunetti, Cristiane Vieira

  • Gabriela Rodrigues de Menezes

    Menezes, Gabriela Rodrigues de

  • Liliana Francisco Silva Japeniski

    Japeniski, Liliana Francisco Silva

  • Marcelo Eidy Fukuda Lins

    Lins, Marcelo Eidy Fukuda

  • Rogério Massaru Watanabe

    Watanabe, Rogério Massaru

DOI
10.37885/200600534
Publicado em

10/09/2020

Páginas

117-126

Capítulo

9

Resumo

Introdução: Acidentes, envenenamentos e violências constituem as principais causas de mortalidade na população, entre 15 e 49 anos, das regiões metropolitanas. O atendimento hospitalar das vítimas descritas inicia-se na sala vermelha, com a avaliação adequada e a estabilização do quadro. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas, em tais ambientes, pelos acadêmicos, durante as atividades extracurriculares. Metodologia: Os estudantes realizaram plantões na área vermelha do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento, de Dourados, no período setembro de 2017 a agosto de 2018, acompanhados pela equipe profissional responsável do setor hospitalar. Resultados: A vivência na sala vermelha permitiu a realização, pelos discentes, de procedimentos e técnicas hospitalares no contexto de urgência e emergência, além da obtenção de conhecimentos acerca das principais ocorrências atendidas. Conclusões: A introdução acadêmica na sala vermelha contribui para a formação do profissional, sendo importante, sobretudo, porque médicos recém-formados acabam trabalhando em plantões, seja em prontos-socorros, unidades de pronto atendimento ou atendimento pré-hospitalar.

Palavras-chave

Sala Vermelha, Urgência e Emergência, Educação Médica, Ligas Acadêmicas

Autor(a) Correspondente
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