A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS

Code: 211006374
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Título

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS

Autor(a):
  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, Maria do Carmo de

DOI
10.37885/211006374
Publicado em

31/10/2021

Páginas

14-44

Capítulo

1

Resumo

O objetivo deste capítulo é apresentar parte de uma pesquisa qualitativa e de cunho teórico que está em desenvolvimento, a qual tem como objetivo geral analisar como, aqui no Brasil, a História da Matemática vem sendo inserida na formação de professores de Matemática que atuam na Educação Básica e como um dos objetivos específicos estudar como a História da Matemática vem sendo inserida em cursos de licenciaturas de Matemática de universidades públicas federais, dentre elas, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para tanto, estão sendo analisados documentos primários, tais como: dissertações, teses e artigos que tratam da temática, bem como, os projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciaturas de Matemática da UFSCar, dos campi de São Carlos e Sorocaba. Os resultados mostram que, apesar de várias tentativas isoladas, ocorridas desde os anos de 1930, a História da Matemática vem sendo inserida em cursos de licenciaturas de Matemática, mais sistematicamente, há pelo menos 40 anos, na realidade, desde a década de 1980, a partir da oferta de disciplinas específicas, ao final dos cursos, alocadas nos departamentos de Matemática. Na maioria das universidades, essas disciplinas são ministradas por matemáticos. Além disso, há tentativas de se inserir a História da Matemática através de temáticas que fazem parte de outras disciplinas dos cursos, as quais, são ministradas, vez ou outra, por educadores matemáticos. Há ainda, universidades em que, para além das disciplinas, a inserção também é feita, através de atividades de extensão.

Palavras-chave

Historiografias de Matemática, Movimento lógico-histórico, Nexos conceituais (internos e externos), Situações desencadeadoras de aprendizagem, Cursos de licenciatura de Matemática.

Autor(a) Correspondente
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