A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Code: 201102289
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Título

A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Autores(as):
  • Elizama Ferreira Alves

  • Daniel Elias Ferreira Barbosa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201102289
    Publicado em

    14/01/2021

    Páginas

    13-26

    Capítulo

    1

    Resumo

    RESUMO As responsabilidades do Estado e da família são reforçadas por leis e embasadas por diversos autores no que rege a educação. A Constituição Federal (CF) de 1988 dispõe no artigo 205, “O trabalho conjunto entre Estado e família”, palavras proferidas por Piaget (1977) onze anos antes da CF e reforçadas por Figueira (2014). O presente estudo, realizado em 2018, propôs através da dança promover a participação da família em uma escola pública situada em Governador Valadares, MG. Após a apresentação das danças foi aplicado um questionário para dez pais, 15 alunos e oito professores com o intuito de recolher opiniões sobre a experiência vivenciada. Através dos resultados pode-se analisar que esse elo depende de iniciativa da escola para acontecer e o distanciamento da família influencia diretamente no rendimento escolar, dificulta a socialização e pode levar a evasão dos alunos. O sucesso da inclusão está diretamente ligado às trocas e diálogos que aproximam a família da escola, pois assim os alunos sentem suas bases sólidas, permitindo que o objetivo maior da educação seja alcançado que é formar cidadãos íntegros, possibilitando melhorias no aprendizado. A aproximação da família permite conhecer o aluno, sua história, possibilitando incluí-lo no planejamento, fazendo-o sentir parte da instituição independente de suas condições físicas, cognitivas e sociais. Espera-se que o presente estudo sirva como base para que novos estudos sejam realizados abordando a importância da participação da família nas atividades escolares, e com isso haja a reflexão sobre a possibilidade da criação de um modelo de educação participativa. PALAVRAS-CHAVE: Dança, escola, família, inclusão, responsabilidades.

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    Palavras-chave

    Dança, Escola, Família, Inclusão, Responsabilidade

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