A INOVAÇÃO CURRICULAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROTAGONISMO INFANTIL

Code: 231215312
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Título

A INOVAÇÃO CURRICULAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROTAGONISMO INFANTIL

Autores(as):
  • Gabriela Martins Benvindo

    Benvindo, Gabriela Martins

  • Paulo Roberto Serpa

    Serpa, Paulo Roberto

DOI
10.37885/231215312
Publicado em

30/12/2023

Páginas

8-32

Capítulo

1

Resumo

O tema desta pesquisa gira em torno da importância de práticas pedagógicas focadas na educação ambiental, entendendo isso com uma inovação curricular para o protagonismo infantil. Pois vemos a falta de profissionais capacitados e de um currículo que fundamente um ensino ambiental prático e os malefícios do afastamento do meio ambiente, principalmente para as crianças. O objetivo geral é compreender a importância da inovação curricular por meio da educação ambiental para promoção do protagonismo da infância. Sendo os objetivos específicos: pesquisar os benefícios da educação ambiental para infância; apontar como a educação ambiental pode potencializar o protagonismo infantil; investigar as possíveis maneiras de integrar a educação ambiental no currículo escolar. A pesquisa é qualitativa, sendo feita por procedimentos metodológicos bibliográficos. A hipótese comprovada nesta pesquisa, indica que é por meio de uma educação ambiental prática que se oportuniza o desempenho e protagonismo infantil, para que as crianças possam ser inseridas novamente ao meio natural, combatendo os males do seu afastamento, caracterizando assim inovações no currículo e até mesmo melhoria a qualidade da educação.

Palavras-chave

Educação Ambiental, Protagonismo infantil, Inovação Curricular.

Autor(a) Correspondente
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