A INFLUÊNCIA DO MARKETING NO ALEITAMENTO MATERNO

Code: 230813962
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Título

A INFLUÊNCIA DO MARKETING NO ALEITAMENTO MATERNO

Autores(as):
  • Fátima Cristiana Da Costa Teixeira

  • Inês Atanásio

  • Inês Custódio

  • Maria Fernandes Pinto Bessa

  • Maria Antónia Poupas Martins

  • Maria Otília Brites Zangão

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230813962
    Publicado em

    30/10/2023

    Páginas

    21-37

    Capítulo

    2

    Resumo

    Objetivo: avaliar na evidência científica o impacto das estratégias de marketing dos substitutos do leite no aleitamento materno e na decisão das mães em relação à amamentação. Métodos: Recorreu-se a uma revisão integrativa da literatura, com recurso às bases de dados PubMed, Web of Science e CINAHL utilizados os descritores definidos. Obtiveram-se 713 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, seguiram para analise 6 artigos. Resultados: A maioria das mulheres recebe informações sobre fórmulas infantis e outros produtos relacionados ao leite materno durante a gravidez e pós-parto. Sendo os substitutos do leite materno promovidos estrategicamente e de forma integrada em vários meios digitais, verificando-se que os profissionais de saúde são fortemente influenciados pelas indústrias das fórmulas. Isto são tudo fatores que vão contribuir para o abandono do aleitamento materno exclusivo. Conclusão: Desta forma, conclui-se que o marketing digital apresenta impacto negativo na intenção e no início da amamentação. Sendo essencial, por parte dos profissionais de saúde, o cumprimento devido do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, de forma a proteger e a promover o aleitamento materno exclusivo.

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    Palavras-chave

    Aleitamento Materno, Substitutos do Leite Materno, Marketing, Profissional de Saúde, Promoção da Saúde.

    Licença

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