A INFLUÊNCIA DO MARKETING NO ALEITAMENTO MATERNO

Code: 230813962
3
0
Título

A INFLUÊNCIA DO MARKETING NO ALEITAMENTO MATERNO

Autores(as):
  • Fátima Cristiana Da Costa Teixeira

    Teixeira, Fátima Cristiana da Costa

  • Inês Atanásio

    Atanásio, Inês

  • Inês Custódio

    Custódio , Inês

  • Maria Fernandes Pinto Bessa

    Bessa, Maria Fernandes Pinto

  • Maria Antónia Poupas Martins

    Martins, Maria Antónia Poupas

  • Maria Otília Brites Zangão

    Zangão, Maria Otília Brites

DOI
10.37885/230813962
Publicado em

30/10/2023

Páginas

21-37

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: avaliar na evidência científica o impacto das estratégias de marketing dos substitutos do leite no aleitamento materno e na decisão das mães em relação à amamentação. Métodos: Recorreu-se a uma revisão integrativa da literatura, com recurso às bases de dados PubMed, Web of Science e CINAHL utilizados os descritores definidos. Obtiveram-se 713 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, seguiram para analise 6 artigos. Resultados: A maioria das mulheres recebe informações sobre fórmulas infantis e outros produtos relacionados ao leite materno durante a gravidez e pós-parto. Sendo os substitutos do leite materno promovidos estrategicamente e de forma integrada em vários meios digitais, verificando-se que os profissionais de saúde são fortemente influenciados pelas indústrias das fórmulas. Isto são tudo fatores que vão contribuir para o abandono do aleitamento materno exclusivo. Conclusão: Desta forma, conclui-se que o marketing digital apresenta impacto negativo na intenção e no início da amamentação. Sendo essencial, por parte dos profissionais de saúde, o cumprimento devido do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, de forma a proteger e a promover o aleitamento materno exclusivo.

Palavras-chave

Aleitamento Materno, Substitutos do Leite Materno, Marketing, Profissional de Saúde, Promoção da Saúde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.