A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL

Code: 200600397
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Título

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL

Autores(as):
  • Dayana Pereira

    Pereira, D.L.M.

  • Silvania Ladeira

    Ladeira, S. A.

  • Glaucia Costa

    Costa, G.D.

DOI
10.37885/200600397
Publicado em

31/07/2020

Páginas

24-32

Capítulo

3

Resumo

O comportamento alimentar infantil é influenciado por vários fatores, sendo influenciado em grande medida pela publicidade de alimentos industrializados. Este estudo teve como objetivo analisar a influência do marketing de alimentos industrializados nos hábitos alimentares de crianças em idade escolar com idade entre 8 e 9 anos, de uma escola municipal de Viçosa- MG. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se as técnicas de entrevista e grupo focal. A pesquisa foi realizada com 24 crianças regularmente matriculada na Escola Municipal de Viçosa-MG. Foram apresentados três propagandas de alimentos industrializados no formato de vídeo e imagens. Em seguida foi realizados a técnica de grupo focal e a aplicação de questionários qualitativos para conhecer a percepção das crianças frente às propagandas e anúncios de alimentos na televisão e consequentemente verificar a influência dessas propagandas no comportamento alimentar dessas crianças. Um questionário de frequência específico para alimentos industrializados foi aplicado, buscando conhecer o consumo destes alimentos. Análises descritivas e de conteúdo foram realizadas na manipulação dos dados. Os resultados encontrados mostraram que a maioria das crianças consumiam os alimentos listados diariamente e que as propagandas de alimentos influenciam nas escolhas alimentares sendo os aspectos simbólicos aqueles que chamavam mais atenção das crianças. Aspectos relacionados à recomendação em saúde e alimentação estavam diretamente relacionados às informações contidas nas propagandas. Com isso viu-se a necessidade de implementação de atividades de educação alimentar e nutricional nas escolas, a fim de promover nas crianças um senso critico frente as informações oriundas das propagandas de alimentos, fomentando práticas alimentares mais saudáveis.

Palavras-chave

Comportamento alimentar; alimentos industrializados; marketing de alimentos; alimentação escolar.

Autor(a) Correspondente
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