A INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONALNO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Code: 230412869
22
0
Título

A INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONALNO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Belisa Cicilio Duarte

    Duarte, B.C.

  • Grassyara Pinho Tolentino

    Tolentino, G.P.

  • João Augusto Tolentino

    Tolentino, J.A.

  • Patrícia Espindola Mota Venâncio

    Venâncio, P.E.M.

DOI
10.37885/230412869
Publicado em

31/08/2023

Páginas

11-31

Capítulo

1

Publicado no livro

NUTRIÇÃO NO SÉCULO XXI

Resumo

Objetivo: Este trabalho possui como principal objetivo analisar sobre a influência do estado nutricional no processo de ensino aprendizagem. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa entre fevereiro, março e abril de 2023. Buscou-se artigos revisados por pares nos idiomas português, espanhol e inglês. As bases de dados consultadas foram Scopus (Elsevier), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Education Resources Information Center (Eric). Os descritores utilizados foram: nutritional status AND academic performance, estado nutricional AND rendimento acadêmico e estado nutricional AND desempenho acadêmico. Resultados: A análise foi composta por 22 estudos, sendo 19 em inglês e 3 em espanhol, entre os anos de 2013 e 2023. Dos resultados encontrados 86,3% (n = 19) apresentaram relação positiva entre estado nutricional (desnutrição, obesidade e deficiência de micronutrientes) e desempenho acadêmico e apenas 13,6 %( n = 3) não encontraram correlação entre estado nutricional e desempenho acadêmico. Conclusão: Os achados indicam associação entre alterações no estado nutricional (desnutrição, deficiência de micronutrientes e excesso de peso) e baixo desempenho acadêmico, destacando a alimentação como um aspecto essencial para o desenvolvimento físico e mental do indivíduo, demonstrando forte influência no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave

Desempenho acadêmico, estado nutricional, aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.