A INFLUÊNCIA DE HABILIDADES COGNITIVAS NA ADAPTAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Marcia Regina Fumagali Marteleto
Marteleto, Marcia Regina Fumagali
Brasilia Maria Chiari
Chiari, Brasilia Maria
Jacy Perissinoto
Perissinoto, Jacy
04/11/2020
110-123
7
Introdução: A criança, enquanto cresce, depara-se com demandas e desafios cognitivos, comportamentais e sociais necessários para o seu desenvolvimento. As habilidades cognitivas tornam o indivíduo competente e lhe permite interagir com seu meio ambiente. Objetivo: Identificar as habilidades cognitivas que influenciam uma melhor inserção social da criança e do adolescente com Transtorno do Espectro Autista em um período de doze meses. Método:Vinte e uma crianças e adolescentes entre três e doze anos foram avaliadas e suas mães entrevistadas. As crianças e os adolescentes estavam ou inseridos em programas de intervenção em uma escola municipal especializada ou sendo atendidos em ambulatório de linguagem. Doze meses após a primeira avaliação, as mesmas crianças participaram da segunda etapa desta pesquisa. Em entrevistas individuais, as mães forneceram os dados dando respostas às Escalas de Comportamento Adaptativo Vineland-VABS e, cada criança foi avaliada individualmente na Stanford-Binet Intelligence Scale, 4ª edição. Resultados: Os resultados demonstraram que as crianças com TEA apresentaram habilidades cognitivas específicas correlacionadas com domínios adaptativos específicos em ambas as avaliações. Conclusão:Em um ano, as habilidades cognitivas de lógicas matemática e memória promoveram uma melhor inserção social de crianças com TEA. A Habilidade cognitiva geral promoveu domínio de comunicação.
habilidades cognitivas, adaptação social, TEA
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.