A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA NÃO É UMA FATALIDADE: RELAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE

Code: 220910241
8
0
Título

A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA NÃO É UMA FATALIDADE: RELAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE

Autor(a):
  • Mário Henrique Gomes

    Gomes, Mário Henrique

DOI
10.37885/220910241
Publicado em

01/12/2022

Páginas

11-21

Capítulo

1

Resumo

Este artigo pretende colocar em discussão o papel da relação pedagógica de qualidade na mitigação dos comportamentos desadequados e de indisciplina.Partindo da prática em desenvolvimento num Agrupamento de Escolas Público, é apresentada a evolução do processo de redução das ordens de saída da sala de aula e da aplicação de medidas disciplinares corretivas e sancionatórias, como consequência de uma nova abordagem e intervenção baseada na relação interpessoal professor-aluno.

Palavras-chave

Indisciplina, Comportamentos desadequados, Relação pedagógica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.