A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DISCALCULIA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

Code: 220910112
18
0
Título

A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DISCALCULIA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

Autor(a):
  • Flávio Aparecido De Almeida

    Aparecido De Almeida, Flávio

DOI
10.37885/220910112
Publicado em

29/12/2022

Páginas

11-18

Capítulo

1

Resumo

A discalculia um transtorno de aprendizagem, caracterizado por uma inabilidade de realizar operações matemáticas ou aritméticas e falhas no raciocínio lógico-matemático, que tem cada dia mais aumentado no contexto escolar, dificultando a aprendizagem da matemática, levando muitos alunos ao fracasso nessa disciplina. O objetivo da pesquisa é investigar as principais causas da discalculia nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como os professores se posicionam frente ao enfrentamento dessa dificuldade e inclusão desses alunos. A pesquisa contou com autores tais como: Conclui-se que o professor necessita ter um olhar cuidadoso sobre o aluno discálculo conhecendo as dificuldades individuais de cada aluno para que possa intervir colaborando na aprendizagem e no resgate da da autoestima e consequentemente de sua inclusão.

Palavras-chave

Discalculia, Aprendizagem, Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.