A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR

Code: 221110806
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Título

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR

Autores(as):
  • Francisco Rangel Dos Santos Sá Lima

    Lima, Francisco Rangel dos Santos Sá

  • Mirna Maria Felix De Lima Lessa

    Lessa, Mirna Maria Felix de Lima

  • Isaías Medeiros Do Nascimento

    Nascimento, Isaías Medeiros do

  • Renara Régia Viana Vasconcelos

    Vasconcelos, Renara Régia Viana

  • Celeste Cristina De Andrade Delfino

    Delfino, Celeste Cristina de Andrade

  • Vládia Kaene Da Silva Cabral

    Cabral, Vládia Kaene da Silva

  • Jean Patrick Andrade Da Silva

    Silva, Jean Patrick Andrade da

  • Fábio Costa Santos

    Santos, Fábio Costa

  • Adriana Souza Colares Santos

    Santos, Adriana Souza Colares

  • Pedro Rogério

    Rogério, Pedro

DOI
10.37885/221110806
Publicado em

29/12/2022

Páginas

533-540

Capítulo

42

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Na prática docente, muitos profissionais da educação não sabem como de fato incluir todos os alunos em suas aulas, apesar de reconhecerem que as salas de aula são espaços heterogêneos, nas quais a diferença e a diversidade se fazem presentes. Deste modo, garantir a inclusão de alunos com deficiência ou portadores de necessidades educativas especiais é um desafio. Muitas vezes, o aluno que necessita de atenção especial é excluído das atividades em sala de aula por conta do não domínio de estratégias, por parte do professor, que visem ao acolhimento e ao pertencimento desse estudante àquele espaço. Desta forma, o objetivo deste texto é discutir acerca do papel do professor na inclusão de estudantes com deficiência, oportunizando, também, um breve contexto histórico do direito da Pessoa com Deficiência à educação. Assim, para promovermos nossa discussão, adotamos a abordagem qualitativa e recorremos a uma pesquisa bibliográfica, contemplando os estudos de Martins (1996), Ainscow, Porter e Wang (1997), Blanco (2003), Morin (2011), Silva (2011), Silva Filho (2015), Cutrim e Lima (2017) e Silva Neto et al (2018). Concluímos que a aprendizagem cooperativa, que pressupõe companheirismo e ajuda mútua, é uma das formas pelas quais o professor pode se valer para incluir estudantes com deficiência em sala de aula. No entanto, salientamos que para dominar a estratégia citada, bem como outras, é crucial que o docente esteja em constante pesquisa, a fim de aprimorar sua didática e prática pedagógica.

Palavras-chave

Estudantes com deficiência, Educação Especial, Inclusão, papel do professor, Aprendizagem cooperativa.

Autor(a) Correspondente
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