A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR
Francisco Rangel Dos Santos Sá Lima
Lima, Francisco Rangel dos Santos Sá
Mirna Maria Felix De Lima Lessa
Lessa, Mirna Maria Felix de Lima
Isaías Medeiros Do Nascimento
Nascimento, Isaías Medeiros do
Renara Régia Viana Vasconcelos
Vasconcelos, Renara Régia Viana
Celeste Cristina De Andrade Delfino
Delfino, Celeste Cristina de Andrade
Vládia Kaene Da Silva Cabral
Cabral, Vládia Kaene da Silva
Jean Patrick Andrade Da Silva
Silva, Jean Patrick Andrade da
Fábio Costa Santos
Santos, Fábio Costa
Adriana Souza Colares Santos
Santos, Adriana Souza Colares
Pedro Rogério
Rogério, Pedro
29/12/2022
533-540
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Na prática docente, muitos profissionais da educação não sabem como de fato incluir todos os alunos em suas aulas, apesar de reconhecerem que as salas de aula são espaços heterogêneos, nas quais a diferença e a diversidade se fazem presentes. Deste modo, garantir a inclusão de alunos com deficiência ou portadores de necessidades educativas especiais é um desafio. Muitas vezes, o aluno que necessita de atenção especial é excluído das atividades em sala de aula por conta do não domínio de estratégias, por parte do professor, que visem ao acolhimento e ao pertencimento desse estudante àquele espaço. Desta forma, o objetivo deste texto é discutir acerca do papel do professor na inclusão de estudantes com deficiência, oportunizando, também, um breve contexto histórico do direito da Pessoa com Deficiência à educação. Assim, para promovermos nossa discussão, adotamos a abordagem qualitativa e recorremos a uma pesquisa bibliográfica, contemplando os estudos de Martins (1996), Ainscow, Porter e Wang (1997), Blanco (2003), Morin (2011), Silva (2011), Silva Filho (2015), Cutrim e Lima (2017) e Silva Neto et al (2018). Concluímos que a aprendizagem cooperativa, que pressupõe companheirismo e ajuda mútua, é uma das formas pelas quais o professor pode se valer para incluir estudantes com deficiência em sala de aula. No entanto, salientamos que para dominar a estratégia citada, bem como outras, é crucial que o docente esteja em constante pesquisa, a fim de aprimorar sua didática e prática pedagógica.
Estudantes com deficiência, Educação Especial, Inclusão, papel do professor, Aprendizagem cooperativa.
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