A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL EDUCATIVO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA

Code: 210805714
22
2
Título

A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL EDUCATIVO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA

Autores(as):
  • Alcínia Braga de Lima Arruda

    Arruda, Alcínia Braga de Lima

  • Pedro Lucas Rodrigues Adriano

    Adriano, Pedro Lucas Rodrigues

  • Amanda Aparecida de Lima Arruda

    Arruda, Amanda Aparecida de Lima

  • Yago Mota Gondim

    Gondim, Yago Mota

DOI
10.37885/210805714
Publicado em

31/08/2021

Páginas

329-343

Capítulo

21

Resumo

Na área de Análises Clínicas, a hematologia está fortemente presente na rotina diária, visto que o hemograma é um dos exames com maior aplicação na clínica médica. No curso de Farmácia a disciplina de Hematologia Básica tem como papel introduzir o universo das Análises Clínicas para o aluno através, principalmente, de suas aulas práticas com o auxílio da microscopia. Nesse contexto, o estudante-monitor é muito importante para identificar as dificuldades dos alunos e procurar meios para solucioná-las. Assim, este trabalho teve como objetivo a criação de um material didático para a disciplina de Hematologia Básica e a avaliação deste material sob a perspectiva do aluno que o utilizou. O referido material didático, denominado Guia de Lâminas, foi elaborado com fotos de distensões sanguíneas obtidas a partir de microscópio óptico. Cada imagem estava acompanhada por um tópico e respectiva explicação. A avaliação da qualidade e da efetividade do Guia de Lâminas foi feita a partir de um questionário respondido pelos alunos. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva simples. O Guia de Lâminas foi elaborado baseado nos achados laboratoriais das aulas práticas de hematologia e contou com trinta e sete páginas, com fotos e explicações sobre o tema. Os resultados obtidos de quarenta e três respostas mostraram que o material, de uma maneira geral, possuía bom conteúdo e visual agradável, fácil interpretação, boa acessibilidade e contribuiu de forma efetiva e positiva no desempenho dos alunos na disciplina de Hematologia Básica. Concluiu-se que é muito importante a atuação do estudante-monitor na identificação de pontos de melhoria da disciplina e que o uso de ferramentas como materiais didáticos é extremamente relevante para um melhor desempenho dos alunos.

Palavras-chave

Hematologia. Material didático. Monitoria.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.