A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL EDUCATIVO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA
Alcínia Braga de Lima Arruda
Arruda, Alcínia Braga de Lima
Pedro Lucas Rodrigues Adriano
Adriano, Pedro Lucas Rodrigues
Amanda Aparecida de Lima Arruda
Arruda, Amanda Aparecida de Lima
Yago Mota Gondim
Gondim, Yago Mota
31/08/2021
329-343
21
EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
Na área de Análises Clínicas, a hematologia está fortemente presente na rotina diária, visto que o hemograma é um dos exames com maior aplicação na clínica médica. No curso de Farmácia a disciplina de Hematologia Básica tem como papel introduzir o universo das Análises Clínicas para o aluno através, principalmente, de suas aulas práticas com o auxílio da microscopia. Nesse contexto, o estudante-monitor é muito importante para identificar as dificuldades dos alunos e procurar meios para solucioná-las. Assim, este trabalho teve como objetivo a criação de um material didático para a disciplina de Hematologia Básica e a avaliação deste material sob a perspectiva do aluno que o utilizou. O referido material didático, denominado Guia de Lâminas, foi elaborado com fotos de distensões sanguíneas obtidas a partir de microscópio óptico. Cada imagem estava acompanhada por um tópico e respectiva explicação. A avaliação da qualidade e da efetividade do Guia de Lâminas foi feita a partir de um questionário respondido pelos alunos. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva simples. O Guia de Lâminas foi elaborado baseado nos achados laboratoriais das aulas práticas de hematologia e contou com trinta e sete páginas, com fotos e explicações sobre o tema. Os resultados obtidos de quarenta e três respostas mostraram que o material, de uma maneira geral, possuía bom conteúdo e visual agradável, fácil interpretação, boa acessibilidade e contribuiu de forma efetiva e positiva no desempenho dos alunos na disciplina de Hematologia Básica. Concluiu-se que é muito importante a atuação do estudante-monitor na identificação de pontos de melhoria da disciplina e que o uso de ferramentas como materiais didáticos é extremamente relevante para um melhor desempenho dos alunos.
Hematologia. Material didático. Monitoria.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.