A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA AS PEQUENAS EMPRESAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Code: 221010490
14
0
Título

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA AS PEQUENAS EMPRESAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores(as):
  • Maria Bruna De Souza Marques

    Marques, Maria Bruna de Souza

  • Raphaela Gomes Brito Do Nascimento

    do Nascimento, Raphaela Gomes Brito

  • Luama Soraia Coelho Lins

    Lins, Luama Soraia Coelho

  • Murilo Campos Rocha Lima

    Lima, Murilo Campos Rocha

  • Gláucio Bessa Oliveira

    Oliveira, Gláucio Bessa

  • Mozart Da Rocha Junior

    Junior, Mozart da Rocha

DOI
10.37885/221010490
Publicado em

31/03/2023

Páginas

12-28

Capítulo

1

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar como as pequenas empresas em Petrolina-PE impulsionaram suas vendas em tempos de isolamento social. O tema é pertinente, uma vez que os estados e municípios buscando evitar a disseminação do vírus da COVID-19 tiveram que adotar medidas restritivas, dentre elas o fechamento do comércio e assim, impossibilitando os empresários de efetuarem vendas na loja física. Para continuarem com suas atividades, estes tiveram de criar estratégias e investir em ações promocionais no mercado digital. Dessa forma, procurou-se analisar a influência da estratégia de marketing digital, com ênfase nas redes sociais, apontando a influência da mídia digital perante esse momento vivenciado no Brasil e no mundo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo caracterizada pelo estudo exploratório-descritivo, utilizando como método de pesquisa estudo de caso, com a análise de casos múltiplos. Foram utilizadas as técnicas: roteiro de pesquisa e a entrevista semiestruturada. Para obtenção dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo proposto por Bardin. O resultado da pesquisa mostrou que os pequenos negócios compreendem que o meio digital é uma possibilidade a mais de divulgação de seus produtos e consequentemente aumentar o seu volume de vendas, resultando numa interação virtual com o cliente e por meio da satisfação desses, ampliar o número da sua clientela.

Palavras-chave

Marketing Digital; Pequenas Empresas; Pandemia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.