A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A PRÁTICA ODONTOLÓGICA INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Cristina Berger Fadel
Fadel, Cristina Berger
Anna Bárbara Maluf
Maluf, Anna Bárbara
Julien de Paula
Paula, Julien de
Alessandra de Lima
Lima, Alessandra de
Alessandra de Souza Martins
Martins, Alessandra de Souza
29/12/2021
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Em meio ao contexto mundial de saúde pública, a pandemia da COVID-19 e a dificuldade de realização de eventos presenciais, as relações entre comunidade e universidade sofreram profundas alterações. O objetivo deste capítulo é apresentar um instrumento lúdico digital de educação em saúde bucal, voltado ao público infantil. Este trabalho está vinculado a um projeto de extensão universitária e foi intitulado “Aprendendo com Felipe”, visando, de forma lúdica e digital, propiciar o acesso de crianças em idade escolar a conhecimentos básicos sobre saúde bucal. Essencialmente foram abordados assuntos referentes à prevenção da cárie dentária, incluindo o papel da dieta e da higiene bucal, por meio do desenvolvimento de história lúdica, de jogos virtuais e passatempos inéditos. Conclui-se que o desenvolvimento de novos meios de interação entre a comunidade externa e as práticas universitárias deve ser mantido e reinventado durante a pandemia, impulsionando a atividade lúdica digital como uma inovação dos meios de promoção e educação em saúde bucal e da motivação de crianças em fase escolar.
Saúde bucal, Educação em Saúde, Ludicidade, Jogos e Brinquedos.
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