A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Code: 221110877
10
0
Título

A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores(as):
  • Paulo Henrique Da Costa

    Costa, Paulo Henrique da

  • Kennedy Andersson Pereira Dos Santos

    Santos, Kennedy Andersson Pereira dos

  • Jefferson Romáryo Duarte Da Luz

    Luz, Jefferson Romáryo Duarte da

  • Adriana Da Silva Brito

    Brito, Adriana Da Silva

DOI
10.37885/221110877
Publicado em

29/12/2022

Páginas

27-34

Capítulo

2

Resumo

Todos os indivíduos foram atingidos direta e indiretamente pela pandemia do novo coronavírus, ainda que tenha ocorrido um impacto diferenciado, conforme o grau de vulnerabilidade dos grupos. Com relação à comunidade acadêmica, o distanciamento social nos impôs a adoção do ensino remoto emergencial, trazendo grandes desafios para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse cenário, tivemos que buscar ferramentas que tornassem o ambiente virtual de ensino mais dinâmico e motivador. Por meio de atividades de tutoria, recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) foram utilizados como estratégia enriquecedora na disciplina de Biologia Celular e Molecular, ofertada aos cursos de Nutrição e Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA/UFRN. Nesse sentido, o objetivo desse relato é apresentar a vivência de docentes e discentes nas atividades de tutoria, apresentando as metodologias empregadas e suas principais facilidades e contribuições educacionais, para que as mesmas possam inspirar as futuras práticas pedagógicas no ensino presencial.

Palavras-chave

Covid-19, Educação, Ciências da saúde, Aprendizagem, Tecnologias educacionais, Instagram, Videoaulas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.