A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA DO MEET NAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NO IFPI DO CAMPUS ANGICAL – PI
Edvaldo Cesar Da Silva Oliveira
Silva Oliveira, Edvaldo Cesar da
Wendell Lima Lacerda
Lima Lacerda, Wendell
Marconi Pereira Lima
Pereira Lima, Marconi
Lara Raysa Oliveira Lima
Oliveira Lima, Lara Raysa
Ozeane Pinto Da Silva
Pinto da Silva, Ozeane
Lucelia Mateus Lima
Mateus Lima, Lucelia
Elisângela Alves De Araújo
Alves de Araújo, Elisângela
Karlenny Barbosa Da Silveira
Barbosa da Silveira, Karlenny
29/12/2022
54-63
5
EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA - VOLUME 2
O objetivo geral foi analisar os motivos que influenciam na baixa participação dos alunos de ensino médio do IFPI – Campus Angical no período de pandemia nas aulas via meet. Metodologia realizamos uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo. O instrumento para coleta de dados foi um formulario eletronico disponibilizado na internet formado por 09 (nove) questões de múltipla escolha disponibilizado de maio a novembro de 2021. A amostra foi composta de 258 (duzentos cinquenta e oito) alunos devidamente matriculados no IFPI, houve tambem uma pesquisa bibliografica sobre o assunto em períódicos, documentos, artigos, congressos e livros, as análises dos dados quantitativos foram transformadas em gráficos para posterior apresentação e análise. Resultados encontramos 53,5% apontando o meet como importante para o processo de tirar dúvidas; 50,8% observou a necessidade de ampliação da utilização da referida ferramenta; 44,5% concorda que as aulas do meet, contribui para o aprendizado; a maioria 49,6% afirma ser indiferente abrir ou não a câmera no momento da aula online; 62,6% nas aulas online, assistiu metade das aulas com a câmera aberta; 52,9% informaram que a não utilização da câmera durante a aula do meet, não interfere na interação e no aprendizado; 56,4% informa que o motivo da não abertura da câmera no momento das aulas online foi vergonha. Considerações finais com a necessidade de utilização de aulas online, a ferramenta do meet foi muito utilizada, porém, infelizmente não em sua totalidade, havendo certa dificuldade de entendimento do quanto importante essa ferramenta pode impactar positivamente no aprendizado, sendo necessário um treinamento, acompanhamento e organização para utilização dessas novas ferramentas de ensino a distância.
Meet, Ensino, Pandemia, IFPI
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.