A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN SEGUNDO A VISÃO DE CUIDADORES

Code: 220609278
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Título

A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN SEGUNDO A VISÃO DE CUIDADORES

Autores(as):
  • Letícia De Souza Silva

    SILVA, LS

  • Lucieny Almohalha

    ALMOHALHA, L

DOI
10.37885/220609278
Publicado em

01/08/2022

Páginas

11-26

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Compreender, sob a perspectiva dos cuidadores, a importância da estimulação precoce para crianças com Síndrome de Down (SD). Métodos: Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo Survey, online, transversal, com pais/cuidadores, maiores de 18 anos de crianças com SD com idades de 0 a 6 anos, de ambos os sexos. Os dados foram coletados online por um questionário semiestruturado elaborado pelas pesquisadoras. Resultados e Discussão: Participaram 32 cuidadores de 15 meninas e 17 meninos com SD. Para as meninas, todos os 15 itens investigados sobre o desenvolvimento tiveram porcentagens acima de 60% de respostas “sim, realizam”, enquanto para os meninos, o número de 11 itens obteve essa porcentagem ou superior. O item do desenvolvimento que obteve menor resposta como “sim, a criança faz foi “verbaliza o que quer”, para ambos os sexos, sendo sim para 9 meninas e para 4 meninos. Seguido do item “consegue alimentar sozinho(a)”, onde foi verificado a resposta sim para 12 meninas e 7 meninos. O terceiro item menos respondido por sim, para ambos os sexos foi “tem noção dos horários de refeições”, onde se constatou 12 respostas sim para meninas e 8 para meninos. Nas respostas segundo perguntas disparadoras, sobre alguns tratamentos ofertados pela terapia ocupacional, constatou-se que 75% dos pais compreendem. A amostra trás a maior participação de cuidadores do sexo feminino em conjunto com uma idade materna avançada, ocasionando uma sobrecarga de cuidados para essas mães em relação aos tratamentos de seus filhos. É necessário aumentar e fortalecer suas redes de suporte tanto como estimular a participação dos pais na vida da criança. Dos participantes 21 trabalhavam fora, e recebiam até 4 salários mínimos, isto se liga diretamente com o número de respostas positivas quanto a compreensão dos tratamentos, visto que quanto maior a educação e conhecimento desses pais sobre o diagnóstico, melhor será o desenvolvimento da criança. A trissomia do 21 segue sendo a alteração cromossômica que se mantém em maior número, presente em cerca de 95% dos indivíduos sindrômicos, dessa maneira a pesquisa trás que das 32 crianças, 28 apresentaram a T21, e 1 apresenta a trissomia por translocação, 2 os pais não souberam responder. Trazendo um questionamento quanto a importância na hora de noticiar o diagnóstico a família, fazendo se necessário ter um profissional que acolha, auxilie na busca por ajuda e oriente quanto os melhores tratamentos. Conclusão: Os dados apontam que a maioria dos pais compreendem o tratamento ofertado, mas que se mantém certa dificuldade em compreender a importância de conhecer o diagnóstico e participar ativamente do desenvolvimento da criança.

Palavras-chave

Terapia Ocupacional, Síndrome de Down, Estimulação Precoce, Cuidadores, Percepção.

Autor(a) Correspondente
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