A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS, COMO LEITURA DE MUNDO
Jéssika Silveria Melo Dos Santos
Santos, Jéssika Silveria Melo dos
Ana Patrícia Vargas Borges
Borges, Ana Patrícia Vargas
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
22/09/2023
20-31
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A Estatística é uma área de pesquisa, na Matemática, que surgiu dos interesses governamentais. Seu foco envolve a transformação dos dados em interpretações parciais da realidade. A Educação traz a estatística como uma ferramenta rígida, sendo necessário haver uma ruptura deste pensamento, o que pode ser feito por meio do letramento estatístico e da educação estatística. Os autores consultados trazem diferenças conceituais entre esses termos, para se debruçarem na Educação Estatística. Como Freire diz, "a teoria sem o diálogo com a realidade se torna um conhecimento inútil, assim como o oposto torna o propagador um tolo”. Assim, propôs-se a construção do presente artigo, sobre a importância da educação Estatística para a leitura e interpretação dos diferentes fenômenos, em especial os sociais. A partir da pesquisa, pôde-se perceber que a Estatística está passando por transformação, do ponto de vista educacional, visto que a pandemia e as tecnologias digitais movimentaram um conjunto massivo de dados que podem informar ou manipular o leitor sem letramento estatístico. No decorrer da pesquisa, articulam-se situações práticas (como educação básica, comunidade indígena, inter- e transdisciplinaridade, decisões de gestores políticos, aprendizagem significativa. tecnologias digitais, formação de professores e práticas pedagógicas) à educação Estatística, evidenciando lacunas de pesquisa e sua importância na interpretação semiótica e postura crítico-reflexivo, para que o indivíduo tenha o poder de intervir em sua comunidade e realidade.
Aprendizagem Significativa, Educação Estatística, Pensamento Crítico.
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