A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS, COMO LEITURA DE MUNDO

Code: 230814066
9
0
Título

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS, COMO LEITURA DE MUNDO

Autores(as):
  • Jéssika Silveria Melo Dos Santos

    Santos, Jéssika Silveria Melo dos

  • Ana Patrícia Vargas Borges

    Borges, Ana Patrícia Vargas

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa

DOI
10.37885/230814066
Publicado em

22/09/2023

Páginas

20-31

Capítulo

2

Resumo

A Estatística é uma área de pesquisa, na Matemática, que surgiu dos interesses governamentais. Seu foco envolve a transformação dos dados em interpretações parciais da realidade. A Educação traz a estatística como uma ferramenta rígida, sendo necessário haver uma ruptura deste pensamento, o que pode ser feito por meio do letramento estatístico e da educação estatística. Os autores consultados trazem diferenças conceituais entre esses termos, para se debruçarem na Educação Estatística. Como Freire diz, "a teoria sem o diálogo com a realidade se torna um conhecimento inútil, assim como o oposto torna o propagador um tolo”. Assim, propôs-se a construção do presente artigo, sobre a importância da educação Estatística para a leitura e interpretação dos diferentes fenômenos, em especial os sociais. A partir da pesquisa, pôde-se perceber que a Estatística está passando por transformação, do ponto de vista educacional, visto que a pandemia e as tecnologias digitais movimentaram um conjunto massivo de dados que podem informar ou manipular o leitor sem letramento estatístico. No decorrer da pesquisa, articulam-se situações práticas (como educação básica, comunidade indígena, inter- e transdisciplinaridade, decisões de gestores políticos, aprendizagem significativa. tecnologias digitais, formação de professores e práticas pedagógicas) à educação Estatística, evidenciando lacunas de pesquisa e sua importância na interpretação semiótica e postura crítico-reflexivo, para que o indivíduo tenha o poder de intervir em sua comunidade e realidade.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Educação Estatística, Pensamento Crítico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.